Notícias

LCD Soundsystem no MEO Kalorama: o que precisa de saber antes do concerto

Os LCD Soundsystem são, talvez, o nome mais consensual deste MEO Kalorama. Encerram o palco principal na sexta-feira, 30, o segundo dia do festival.

Luís Filipe Rodrigues
Editor
LCD Soundsystem
Tori McGrawLCD Soundsystem
Publicidade

Poucos músicos capturaram o espírito dos anos zero com a clareza de James Murphy e dos seus LCD Soundsystem, nos singles e nos três álbuns lançados entre 2002 e 2010, alicerçados sobre um passado musical que é cada vez mais indissociável do presente. Houve algo de poético, por isso, na sua separação, em 2011. No entanto, passados poucos anos estavam de volta e mantêm-se à tona desde então – acrescentando um disco e umas quantas canções à sua discografia pelo caminho.

Há quantos anos é que não gravam um disco novo?

O primeiro e até agora único registo discográfico desta segunda vida dos LCD Soundsystem, American Dream, saiu há sete anos, em 2017. Não é injusto afirmar que estamos perante um James Murphy mais preguiçoso. Ou com menos para dizer.

Então o que é que vêm cá fazer? 

Recordar os clássicos. A nostalgia não só é um dos principais ingredientes dos grandes festivais, como os LCD Soundsystem sempre se dedicaram a explorá-la e a reconfigurá-la. E por “clássicos” entendam-se as canções da primeira vida do grupo – normalmente há uma ou no máximo duas faixas de American Dream no alinhamento.

Isso quer dizer que já se conhece a setlist?

Nem por isso. Os americanos não se limitam a replicar o mesmo concerto todas as noites. Há surpresas, ocasionalmente versões e canções que mudam de sítio. Todavia, há temas que se repetem. Se não quiser ir para o Parque da Bela Vista completamente às escuras, pode dar uma vista de olhos ao alinhamento da última actuação antes do Kalorama Madrid, onde tocam já na quinta-feira, 29, um dia antes de regressarem a Lisboa. Foi em Turim, no TODAYS Festival, a 26 de Agosto.

  1. Us v Them
  2. I Can Change
  3. You Wanted a Hit
  4. Tribulations
  5. Movement
  6. Tonite
  7. Someone Great
  8. Losing My Edge
  9. Home
  10. Dance Yrself Clean
  11. New York, I Love You but You're Bringing Me Down
  12. All My Friends

Quem é que toca no mesmo dia?

Destacam-se os projectos de Ben Gibbard, The Postal Service e Death Cab For Cutie, que lançaram um par de discos marcantes em 2003 Give Up e Transatlanticism, respectivamentee continuam a celebrar os seus vigésimos aniversários, num só concerto. Tocam imediatamente antes dos LCD Soundsystem, no palco secundário. Jungle e The Kills são outros nomes sonantes. E não se atrevam a perder os portugueses Glockenwise, que mereciam tocar muito mais tarde e não às 18.20.

Ainda há bilhetes?

Há, pois. Os ingressos diários custam 65€ e o passe geral vale 160€ (mais taxas). Atenção: os detentores de Cartão Jovem têm um desconto de 20%.

Guia completo para o MEO Kalorama 2024

+ Os concertos a não perder no MEO Kalorama

Últimas notícias

    Publicidade