Notícias

“Liberdade” eleita palavra do ano de 2024

A Porto Editora cumpre a iniciativa pela 16.ª vez. A escolha, feita através de uma votação online, coincide com os 50 anos do 25 de Abril.

Hugo Geada
Escrito por
Hugo Geada
Jornalista
Um cravo com vista para a cidade de Lisboa
© José Frade/ EGEACAbril no Museu do Aljube
Publicidade

Depois de um ano a celebrar o 50.º aniversário do 25 de Abril, os leitores e utilizadores da Porto Editora e da Infopédia não querem deixar este espírito morrer e escolheram “liberdade” como a Palavra do Ano. 

Esta foi a 16.ª edição da iniciativa, que teve ainda em disputa palavras como "conflitos", "imigração”, "inclusão", "INEM", "fogos", "polícia", "jovem", "auricular" e "transportes". Estas candidatas estiveram em confronto directo numa votação online que aconteceu entre 2 e 31 de Dezembro. “Liberdade” viria a ganhar com 22% dos votos.  

Há 16 anos que a Porto Editora realiza uma sondagem anual para encontrar a Palavra do Ano. Desta forma, a instituição pretende chamar a atenção para a riqueza da língua portuguesa. 

Por outro lado, é também uma forma de retratar a vida colectiva de cada ano a partir das dez palavras finalistas, que surgem a partir de sugestões deixadas no site da iniciativa, das propostas de várias escolas do país, das pesquisas online nos dicionários da Porto Editora e do acompanhamento da actualidade.  

Em 2023, a palavra vencedora foi “professores”, uma alusão para as centenas de greves organizadas pelos professores nesse ano, reivindicando uma maior valorização da carreira docente, inclusive através da recuperação do tempo de serviço que esteve congelado.

🪖 Este é o nosso Império Romano: siga-nos no TikTok

📻 Antigamente é que era bom? Siga-nos no Facebook

Últimas notícias

    Publicidade