Notícias

Linha circular do metro já conta com túnel entre Santos e Rato

Demolição do tímpano de ligação entre zona do ISEG e Santos aconteceu esta manhã, 13 de Março. Estações da Estrela e de Santos estão "em estado adiantado de construção”, garante Metropolitano de Lisboa.

Rute Barbedo
Escrito por
Rute Barbedo
Jornalista
Visita oficial de 3 de Janeiro ao túnel que liga Estrela a Santos
DR/Metropolitano de LisboaVisita oficial de 3 de Janeiro ao túnel que liga Estrela a Santos
Publicidade

As estações do Rato, Estrela e Santos estão unidas por um túnel desde esta manhã, de 13 de Março, depois da demolição da estrutura que as separava. A Metropolitano de Lisboa (ML) esclarece que, além deste avanço no sentido da conclusão do prolongamento das linhas verde e amarela naquilo que será a futura Linha Circular, "os trabalhos da futura estação Santos decorrem a bom ritmo". "A escavação da nave central da estação, que fica localizada no espaço do Quartel do Regimento de Sapadores Bombeiros, encontra-se na recta final de concretização", pormenoriza a empresa.

Os acessos à nova estação de Santos vão fazer-se a partir da Travessa do Pasteleiro e da Avenida D. Carlos I (no gaveto com o Largo da Esperança), sendo que "existirá também um acesso ao Bairro da Madragoa por elevador". Já quanto à estação da Estrela, cujas escavações começaram há um ano, "os trabalhos de construção prosseguem dentro dos prazos previstos", garante a ML, localizando-se o acesso ao metro no antigo edifício da Farmácia do Hospital Militar da Estrela. Além das obras em curso, prevêem-se mudanças na paisagem lisboeta como a ampliação da estação do Campo Grande e a construção de dois viadutos na zona.  

Linha circular
Metropolitano de LisboaLinha circular

Recorde-se que a previsão de conclusão das obras da linha circular é para o primeiro semestre de 2025, permitindo, a partir daí, a viagem contínua entre o Rato e o Cais do Sodré e facilitando a ligação intermodal aos transportes fluviais e às linhas ferroviárias de Cascais, Sintra, Azambuja e Setúbal. 

+ “Finalmente!” Funicular que une Mouraria à Graça começou a andar

+ Pátio do Moca, em Arroios, vai lavar a cara em Abril e precisa de boas ideias

Últimas notícias

    Publicidade