Notícias

Lisboa é a quarta cidade da Europa com mais restaurantes Michelin por cada habitante

14 restaurantes de topo também colocam capital portuguesa como a oitava cidade do mundo com mais restaurantes com estrela Michelin por pessoa, de acordo com análise feita pela revista 'Chef's Pencil'.

Rute Barbedo
Escrito por
Rute Barbedo
Jornalista
SáLa, um dos mais recentes Michelin de Lisboa
Arlei LimaSáLa, um dos mais recentes Michelin de Lisboa
Publicidade

Os dados referem-se aos meses de Maio e Junho deste ano do Guia Michelin e foi com base neles que a revista especializada Chef's Pencil posicionou Lisboa como a oitava cidade do mundo – e a quarta da Europa – com mais restaurantes Michelin por cada habitante. No contexto europeu, apenas Paris (França), Antuérpia (Bélgica) e Lyon (França) ficaram à frente da capital portuguesa, enquanto, a nível mundial, Quioto (Japão), Paris (França) e Washington (EUA) perfazem o pódio.

O ranking da 'Chef's Pencil'
DRO ranking da 'Chef's Pencil'

Entre os 14 restaurantes que colocam Lisboa nos lugares cimeiros da lista estão casas como o 100 Maneiras, de Ljubomir Stanisic, o Belcanto, de José Avillez, o recém-distinguido SáLa, com assinatura de João Sá, ou o primeiro estrelado da cidade, o Eleven, inaugurado há 20 anos pelas mãos de Joachim Koerper. "Se precisa de mais uma boa razão para visitar Lisboa, aqui está ela", escreve a revista especializada no sector, que não contou com os restaurantes estrelados de Cascais e Sintra, nomeadamente, a Fortaleza do Guincho, o Midori e o Lab by Sergi Arola. 

Washington e Antuérpia são surpresas

Se Paris ou Quioto são habituées destas andanças, já Washington D.C., nos Estados Unidos, e Antuérpia, na Bélgica, surgem como surpresas no ranking da Chef's Pencil, em terceiro e quarto lugar, respectivamente. A cidade americana é "o destaque mais inesperado" do ranking, normalmente mais familiarizado com nomes como Nova Iorque, São Francisco e Chicago. Antuérpia é outra "entrada surpreendente", nota a revista, destacando os seus 17 restaurantes com estrela.

Numa análise por países, França continua a destacar-se como a nação com maior número de restaurantes Michelin, mas a Suíça retoma o primeiro lugar como país com mais restaurantes per capita certificados pela organização. Ao todo, são 134, quatro dos quais com três estrelas. 

Em todo o mundo, calcula-se que o mercado do turismo gastronómico pese um total de 11,5 mil milhões de dólares, número que se prevê crescer nos próximos anos, tal como a lista de restaurantes do Guia Michelin, que hoje cobre mais de 40 países e territórios.

Siga o novo canal da Time Out Lisboa no Whatsapp

+ Por uma manhã, o Mercado 31 de Janeiro ganha um bar de cocktails (grátis)

Últimas notícias

    Publicidade