[title]
Foram anunciados os vencedores nas dez categorias da sexta edição do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana, galardões que distinguem os melhores projectos de reabilitação urbana em edifícios por todo o país. Lisboa trouxe sete prémios para casa.
Durante a cerimónia que decorreu no espaço Colunata Eventos, no parque do Bom Jesus em Braga, o grande destaque foi para o edifício residencial República 37, um projecto do arquitecto Frederico Valsassina que se sagrou vencedor nas categorias Cidade de Lisboa, Residencial e Reabilitação Estrutural. Um edifício do século XIX de arquitectura clássica na porta 38 da Avenida da República que agora inclui 27 apartamentos entre os 105m2 e os 176m2, de T1 a T3.
Na categoria Turismo foi o Verride Palácio Santa Catarina a trazer o prémio para Lisboa, um edifício de 1750 no Adamastor que foi totalmente recuperado para se transformar num hotel de cinco estrelas.
A Escola Básica Maria Barroso, inaugurada há um ano no Largo da Boa Hora (Baixa), partilhou o prémio Impacto Social com o quarteirão Real Vinícola (a morada da Casa da Arquitectura em Matosinhos); a nova Sede Abreu Advogados, em Santa Apolónia, foi considerada o melhor projecto na categoria Comercial & Serviços; e a Quinta Alegre, o antigo Palácio do Marquês de Alegrete na Charneca do Lumiar hoje um espaço residencial intergeracional da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, venceu o prémio Restauro.
Os restantes galardões foram atribuídos aos Albergues Nocturnos do Porto (Cidade do Porto); à Quinta de Catapeixe, no Marco de Canaveses (Intervenção Inferior a 1000 m2); e Quintãs – Farm Houses, em Arouca (Melhor Solução de Eficiência Energética).
O Prémio Nacional de Reabilitação Urbana é uma iniciativa da plataforma Vida Imobiliária e da Promevi, empresa organizadora de eventos, e nas cinco edições anteriores premiou 42 intervenções em Lisboa, Sintra, Oeiras, Cascais, Porto, Matosinhos, Braga, Guimarães, Melgaço, Coimbra, Évora e Carvoeiro.
+ O Príncipe Real ganhou um novo espaço de cowork
+ O futuro Ginásio Clube Português vai ter uma pista nas alturas