[title]
Diz que há imagens que valem por mil palavras. Se tivermos em conta que um frame de vídeo tem pelo menos 24 delas, os três minutos do vídeo que o russo Alex Soloviev fez sobre Lisboa valem por uns bons milhares de caracteres.
Este fotógrafo e cineasta não pára quieto e tem-se dedicado a criar pequenos filmes que capturam os movimentos de algumas cidades europeias. A Moscovo, Viena e Praga junta-se agora um belo vídeo sobre Lisboa – disponível na página oficial do Vimeo de Soloviev – uma "pequena e bem sucedida tentativa de capturar o incrível espírito da grande capital", explicou-nos. Não está tudo, mas está quase tudo lá, especialmente se pensarmos que Alex visitou Lisboa apenas duas vezes. Está o rio, a ponte, os eléctricos, a Baixa, os miradouros, os jardins, os azulejos, as castanhas assadas, os monumentos, as lojas e, mais importante, as pessoas, numa edição armada em poema, desenhada em diferentes velocidades e que procura espelhar os ritmos de Lisboa.
Lisbon moves from Alex Soloviev on Vimeo.
"Fui inspirado pela luz da cidade e pelas pessoas que são abertas e acolhedoras, bem diferentes de outras cidades onde filmei", explicou à Time Out. "O que mais distingue essa cidade de outra para mim é a sensação de que ela é envelhecida e bonita em todos os aspectos. E em todos os lugares há delicados mosaicos realmente impressionantes", concluiu, referindo-se aos azulejos que tão bem decoram a cidade.