Notícias

Lisboa quer juntar mais de mil pessoas em cimeira sobre justiça climática e social

Da actriz Lily Cole, de Star Wars, à herbalista Fernanda Botelho, mais de 100 oradores farão parte da Ethical Assembly, encontro internacional que terá em Outubro a sua maior edição de sempre.

Rute Barbedo
Escrito por
Rute Barbedo
Jornalista
Ethical Assembly
DREthical Assembly
Publicidade

Aqui não entra greenwashing, garante a fundadora do evento Ethical Assembly (EA), que teve a sua primeira edição em 2019 e que acontece em Lisboa a 2 e 3 de Outubro. A ideia desta grande assembleia de ambientalistas, activistas, jornalistas, cientistas, legisladores, empreendedores e investidores é que o debate sobre a justiça climática e social possa ser isento, na busca de soluções cada vez mais urgentes. Estava desiludida com as conferências de sustentabilidade apoiadas por enormes poluidores e dominadas por narrativas unilaterais. Na altura, estes eventos excluíam muitas vezes cientistas, activistas e projectos de cidadania. Faltava-lhes perspectivas diversas, estando, por isso, a perpetuar o greenwashing e a atrasar o progresso”, explica Patricia Imbarus, que está na génese do EA, através de um comunicado enviado à Time Out.

O projecto independente chega assim a Lisboa, mais precisamente ao Beato Innovation District, com o intuito de "estabelecer uma comunidade genuína de revolucionários portugueses e internacionais que contribuem para a luta climática", sendo que na cabeça da fundadora “a verdadeira sustentabilidade significa abordar as desigualdades sistémicas e garantir que as comunidades marginalizadas, que muitas vezes são as que mais sofrem com os impactos climáticos, estão na vanguarda das soluções”.

De palestras a exposições

Do programa de palestras, painéis de discussão, workshops, seminários e oficinas, destacam-se as participações de especialistas da Organização das Nações Unidas, da National Geographic, do Financial Times, do World Wildlife Fund ou da Fashion Revolution, bem como as presenças de Lily Cole, actriz que participou em Star Wars e co-fundadora do colectivo Impossible; Jeanne de Kroon, designer de moda e criadora da empresa de impacto social ZAZI Vintage; Chris Storey, da associação de conservação marinha Sea Shepherd; Inês Sequeira, fundadora da Casa do Impacto; Francesco Rocca, director do Impact Hub Lisbon; Natan Jacquemin, fundador da Nãm Mushrooms; da reconhecida herbalista Fernanda Botelho ou da activista Carolina Salgueiro Pereira.

Mas nem tudo será debate e alguns momentos de reflexão terão a marca das artes visuais. Neste plano, destacam-se as exposições do fotógrafo Giacomo d’Orlando, que colabora com o diário britânico The Guardian, com a National Geographic e a BBC, e da bióloga Ana Pêgo, sobre o projeto Plasticus Maritimus. Haverá, ainda, as instalações áudio da investigadora Francisca Rocha Gonçalves e da ex-locutora da BBC Annabel Ross, "entre dezenas de outras apresentações", adianta a organização.

Para depois do encontro, entre os dias 4 e 8 de Outubro, está planeado um conjunto de acções práticas para a área metropolitana de Lisboa. Entre elas estão uma iniciativa de limpeza de praia (em parceria com a ONG Sea Shepherd), que inclui sessões de mergulho para recolha de plástico, e um workshop de educação para as alterações climáticas (organizado pela associação Transitar). Também vão acontecer oficinas de apicultura, passeios botânicos e workshops de reciclagem.

Beato Innovation District. 2-3 Out. Vários horários. 35 a 149€

Como está a vida na sua cidade? Diga-nos

+ Jardins do Palácio Pimenta de portas abertas para contar a natureza

Últimas notícias

    Publicidade