Notícias

Lisboa tem uma nova Escola das Artes. O primeiro dia é aberto a todos

A Universidade Autónoma de Lisboa inaugura um novo pólo em Campo de Ourique, esta sexta-feira, com um dia de programação cultural de entrada gratuita.

Beatriz Magalhães
Escrito por
Beatriz Magalhães
Jornalista
Escola das Artes da Universidade Autónoma de Lisboa
Francisco Romão PereiraEscola das Artes em Campo de Ourique
Publicidade

Uma Escola das Artes é a mais recente aposta da Universidade Autónoma de Lisboa (UAL). Com o objectivo de promover o ensino das artes e do pensamento artístico, a escola abre portas na próxima sexta-feira, 12 de Janeiro. O dia da inauguração é também um dia aberto com concertos, performances e conversas. A entrada é gratuita. 

A partir das 15.00, inaugura a exposição “Quando as Ondas são Montanhas”, que apresenta um conjunto de imagens feitas entre 2014 e 2021, provenientes de diversas séries da artista plástica Joana Patrão. Pode ser visitada até 29 de Fevereiro. Pela mesma hora, decorre a oficina Desenhar de Olhos Fechados, pensada para toda a família. A ilustradora Inês Viegas Oliveira ensina a desenhar o que não se consegue ver.

A música também tem lugar neste dia. Através da utilização de processos electrónicos e acústicos instáveis, o músico Vasco Alves investiga a materialidade do som e a natureza dos fenómenos acústicos, utilizando a gaita-de-fole ou instrumentos de sopro personalizados. Pequenas Peças para uma Gaita de Fole em Construção acontece às 17.00. 

Às 18.00, Catarina Real e Ângelo Cid Neto protagonizam Aqui-Agora, uma performance que explora linhas de raciocínio em torno da acção dos corpos e do movimento, tendo como plano de fundo a linguagem e sistemas de tradução entre palavra, desenho e movimento. Antes, às 16.00, a conferência Uma Estética para o Futuro centra-se nas possibilidades de uma estética para o futuro, bem como na relevância do ensino das artes. Luís Lima, director da Escola de Artes e professor da UAL, e o arquitecto Ricardo Carvalho participam na conversa. 

Situada em Campo de Ourique, a Escola das Artes visa englobar novas prácticas artísticas, aliando a tradição e a modernidade, segundo a UAL, uma instituição privada de ensino superior. Na oferta formativa, destacam-se cursos livres sobre cinema português, fotografia, arte contemporânea, arquitectura e história.

Rua Fernando Assis Pacheco, 207 (Campo de Ourique). Sex 12 Jan. 15.00-18.00. Entrada gratuita

+ Neste clube do livro partilham-se leituras, mas em silêncio

+ Gulbenkian programa três dias gratuitos à volta do acesso à arte

Últimas notícias

    Publicidade