Notícias

Lisboa vai ter um pico de poeiras no ar esta sexta-feira

A qualidade do ar diminui a partir de quinta-feira, 6 de Junho, devido a um aumento de partículas em suspensão.

Raquel Dias da Silva
Jornalista, Time Out Lisboa
Poeiras do Saara
Fotografia: Mariana Valle LimaPoeiras do Saara em Portugal
Publicidade

Basta olhar para as previsões do Grupo de Modelação Atmosférica e Previsão do Tempo da Universidade de Atenas para perceber que Portugal Continental irá ser afectado por um aumento de poeiras no ar. A análise meteorológica do Meteoblue confirma os dados para Lisboa, mostrando a subida do volume de partículas a partir das 18.00 de quinta-feira, 6 de Junho, com um pico na sexta, dia 7.

Análise do volume de partículas em Lisboa
© MeteoblueAnálise do volume de partículas em Lisboa

O fenómeno é cada vez mais comum em Portugal – a última vez que aconteceu este ano foi no passado mês de Abril. E, na manhã desta terça-feira, 3 de Junho, Márcio Santos, do projecto cidadão de comunicação de ciência Meteo Trás-os-Montes, deu o alerta para um “novo episódio”, a ocorrer já esta semana.

Como as poeiras em suspensão têm impacto na qualidade do ar e efeitos nocivos para a saúde, recomenda-se evitar esforços prolongados e actividade física ao ar livre, bem como exposição a factores de risco, como o fumo do tabaco. Para informação adicional sobre a qualidade do ar em tempo real e os valores medidos nas estações de monitorização, pode consultar o site da Agência Portuguesa do Ambiente ou a aplicação QualAr.

Siga o canal da Time Out Lisboa no Whatsapp

+ O Jardim Cultural regressa em Julho e é Toy que abre a festa

Últimas notícias

    Publicidade