Notícias

Lisbon Arab Film Festival: nova mostra de cinema quer “contribuir para o diálogo”

Em Outubro, a Culturgest acolhe a primeira edição de uma mostra que quer promover o diálogo intercultural com a ajuda de dez filmes vindos do mundo árabe.

Renata Lima Lobo
Escrito por
Renata Lima Lobo
Jornalista
Bye Bye Tibérias
©DRBye Bye Tibérias (2023), de Lina Soualem
Publicidade

Entre 1 e 5 de Outubro, a Culturgest exibe o novo LAFF – Lisbon Arab Film Festival, uma mostra de cinema composta por uma dezena de filmes recentes oriundos de vários países árabes, entre o Médio Oriente e o Norte de África.

Na descrição do evento, lê-se que o LAFF “pretende contribuir para o diálogo entre as culturas”, em particular sobre questões sociais como a emancipação social, a liberdade e a fé, oferecendo novos pontos de vista sobre as diversas culturas e realidades árabes dos dias de hoje.

Marrocos, Algéria, Qatar, Tunísia, Líbano, Jordânia, Arábia Saudita e também Palestina são algumas das geografias em foco, num conjunto de produções estreadas entre 2015 e 2024, algumas delas em co-produção com países europeus, como França, Bélgica, Espanha, Suécia, Dinamarca e Noruega. O filme mais recente que estará em exibição chama-se Everybody Loves Touda (2024), uma co-produção de Marrocos e França que inaugura o LAFF, sobre uma jovem que sonha em tornar-se uma Sheikha, artistas tradicionais marroquinas.

Da Palestina, chega a Lisboa o documentário Bye Bye Tibérias (2023), que acompanha o regresso a casa da actriz Hiam Abbass (Succession), trinta anos depois de ter emigrado para França com o objectivo de seguir o seu sonho artístico. A realizadora é a filha Lina Soualem, num trabalho íntimo sobre os laços de quatro gerações de mulheres, entre o exílio, a expropriação e a mágoa. No LAFF será exibida outra produção palestiniana, o multipremiado filme Wajib (2017), de Annemarie Jacir, sobre um pai e um filho emigrado que se voltam a unir para, de acordo com a tradição palestiniana, entregar em mão os convites de casamento da filha e irmã.

Culturgest Lisboa. Edifício-sede da Caixa Geral de Depósitos. Rua Arco do Cego, 50. 1 a 5 de Outubro. Bilhetes: 4€

Está nas bancas a edição de Verão da Time Out

+ As estreias de cinema para ver em Agosto, de ‘Alien: Romulus’ a ‘Borderlands’

Últimas notícias

    Publicidade