Notícias

Lisbon by Time Out. O novo jornal em inglês da Time Out

De passagem ou para ficar, há cada vez mais estrangeiros na cidade. É para eles o novo jornal mensal da Time Out, que chega esta quarta-feira às bancas.

Vera Moura
Escrito por
Vera Moura
Directora Editorial, Time Out Portugal
Lisbon by Time Out
Mariana Valle Lima
Publicidade

Há números que valem mais que mil palavras. E, apesar de a nossa especialidade serem as palavras, é à volta dos números que escrevemos o primeiro editorial do novo Lisbon by Time Out, que chega às bancas nesta quarta-feira. Foram aliás os números que nos deixaram com a pulga atrás da orelha desde que nos ocorreu escrever um jornal em inglês, para estrangeiros. Residentes ou de passagem. Em trabalho ou lazer. Rendidos ou à descoberta. Foram os números que nos convenceram a deixar de escrever palavras apenas em português para portugueses, mas em inglês para estrangeiros. Para os novos lisboetas e para os lisboetas provisórios. Para os que vieram para ficar e para os que vieram para voltar. 

Leia os números, que esses não têm língua, e faça as contas, que a matemática não tem nacionalidade: numa década, os cidadãos estrangeiros a morar em Portugal aumentaram 37%. São já 5,2% do total da população, ultrapassando as 540 mil pessoas. Só em Lisboa, a cidade que nos orgulhamos de conhecer como ninguém, moram já 294.736 cidadãos estrangeiros.     

Se mudarmos a equação para o turismo, os algarismos não são menos impressionantes. Os estabelecimentos turísticos portugueses receberam 2,9 milhões de hóspedes em Setembro deste ano, o que corresponde a um aumento de 41% face ao mesmo mês de 2021. De acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), no nono mês do ano, os proveitos dispararam 70% para 608,2 milhões de euros, uma subida de 21,3% face a 2019, o melhor ano do turismo de sempre até agora. A subida no número de dormidas mais notável foi – está-se mesmo a ver – na região de Lisboa: 201,9% em comparação a 2019.

Nem tudo são rosas, bem sabemos, mas estamos a falar de números, não de flores. E os números dizem-nos que vale a pena olhar para a cidade do ponto de vista de quem a escolheu para viver ou visitar, em vez de falar apenas de locais para locais. Os números valem mais de mil palavras. Valem todas as que escrevemos a partir de agora, todos os meses, entre notícias, reportagens, entrevistas e perfis. Valem as últimas tendências da cidade, a agenda, os restaurantes, as lojas, os museus, os bares e as pessoas de Lisboa. Valem a reflexão do impacto que os números têm, não só nas palavras, mas nas ruas da cidade. 

Lisboa é vossa. Lisboa é nossa. Lisboa é by Time Out.

+ A nova Time Out Lisboa de Inverno cheira a Verão

+ As caixas 2por1 Deluxe da Time Out Lisboa estão de volta

Últimas notícias

    Publicidade