[title]
A 7ª edição da Lisbonweek (LW) já tem data no horizonte. Em parceria com o Prata Riverside Village, o evento cultural arranca no dia 1 de Maio e vai ter programação para todos os fins-de-semana do mês. O bairro escolhido foi Marvila, que durante o festival serve de palco a exposições, visitas guiadas, conferências e muito mais.
Dentro do seu Programa de Residências, a LW’22 quer agora reunir diversos artistas contemporâneos e tendo mesmo lançado, esta terça-feira, uma convocatória a jovens autores com idade até 35 anos, interessados em ocupar locais emblemáticos desta extensa freguesia lisboeta. Da open call, vão resultar residências artísticas em simultâneo com exposições e performances. Ao todo, serão seleccionados quatro pessoas, após submissão de candidaturas no site da Lisbonweek. Têm até 7 Março para fazê-lo. Os resultados serão anunciados no dia 17 desse mesmo mês.
No ano em que celebra o 10º aniversário, a Lisbonweek decorre sob o tema “Trabalho”, conceito que se viu questionado e alterado nos últimos anos, sobretudo depois dos períodos de confinamento motivados pela pandemia. O desafio para os jovens artistas é reflectirem sobre o que significa o trabalho actualmente, como tem sido a sua evolução e o que se pode esperar do futuro.
Com a premissa de dar a conhecer espaços pouco vistos, ou mesmo nunca antes visitados pelo público, e histórias nunca contadas, esta edição da LW’22 irá ter as habituais visitas culturais, em locais como a Fábrica do Braço de Prata, a Praia de Marvila e o Pátio Marialva. Mas também dará a conhecer espaços que não estão acessíveis ao público, como o Palácio da Mitra e o edifício Abel Pereira da Fonseca, que terá a visita guiada pelo historiador Pedro Sequeira, em português e inglês.
Criada em 2012 pela Associação Cultural e Turística Urbana (ACTU), o evento tem a missão de redescobrir os bairros de Lisboa. A programação completa do LW’22, bem como os bilhetes para algumas das visitas culturais, vão estar disponíveis no site da Lisbonweek a partir de Abril.
Marvila. Sáb-Dom 6 e 7, 13 e 14, 20 e 21 e 27 e 28 de Maio.
+ Música e arte contemporânea: vem aí a primeira edição do Imergente