[title]
“Acabámos de expulsar 30 turistas”, começa o tweet publicado por uma livraria de Barcelona, que já leva cerca de 46,9 mil visualizações. Situada no número 9 do Passeig de Pere Calders, a Livraria Calders tornou público o incidente através do X, a 21 de Abril.
De acordo com o tweet, o grupo de turistas chegou como se a livraria fosse apenas mais uma paragem numa excursão, e não um negócio ou um estabelecimento de bairro. Para resolver a situação, a livreira abordou-os para lhes perguntar se “aquilo era uma excursão” e informou-os de que “aquilo não era um sítio turístico”.
Os visitantes responderam que, como se trata de Sant Jordi, a livraria é um ponto de interesse. Uma resposta que não convenceu a livreira, que acabou por os expulsar da loja. A livreira afirma ainda que dois dos clientes que estavam “tranquilamente a olhar para os livros” lhe agradeceram por ter afastado o grupo de turistas.
À Time Out Barcelona, a livreira, Isabel, diz que “não é a primeira vez que isto acontece” e que este não é o tipo de público que lhes interessa.
A publicação da livraria gerou centenas de reacções e comentários como “Muito bem! Obrigado!” e “Que venham aos três e comprem um livro cada”. Entre a onda de comentários positivos, há outros utilizadores que acusam os trabalhadores da livraria de “se acharem superiores” e de tratarem mal os visitantes.
Bueno, acabem de fer fora a 30 persones guiris: fotos, fotos, fotos, oh, beautiful...
— Llibreria Calders (@LaCalders) April 21, 2025
- És un tour, això?
- Sí.
- És que això no és un lloc turístic.
- Ja, però com que és Sant Jordi.
- Pues menos.
... i dos clients que miraven llibres tranquil·lament, ens han donat les gràcies.
Outras iniciativas do comércio local contra a sobrelotação turística
La Calders não é, no entanto, o único estabelecimento de Barcelona a tomar uma iniciativa contra os grupos de turistas. Em 2023, a loja Queviures Múrria pôs um cartaz à entrada com esta mensagem: “Visita só para ver (o interior), 5€ por pessoa, obrigado”, obrigando os turistas que apenas quisessem ver o interior a pagar cinco euros.
A iniciativa resultou. O gerente da loja, Toni Merino, explicou que, apesar de ter começado por uma brincadeira, o cartaz acabou por funcionar e os turistas que entraram, para além de tirarem uma fotografia, levaram também alguns dos produtos da loja.
🪖 Este é o nosso Império Romano: siga-nos no TikTok
📻 Antigamente é que era bom? Siga-nos no Facebook