Notícias

Loures: água de piscinas municipais é reaproveitada para rega e limpeza

Depois de projecto-piloto que arrancou no Verão de 2023 nas Piscinas da Portela, Loures avança para reaproveitamento da água das piscinas de Santa Iria de Azóia.

Rute Barbedo
Escrito por
Rute Barbedo
Jornalista
Piscinas de Santa Iria de Azóia
DR/CMLPiscinas de Santa Iria de Azóia
Publicidade

"Todas as piscinas têm sempre uma pequena percentagem de perda de água [pelo menos 2%] e essa percentagem, regra geral, vai para o circuito normal da água e não é reaproveitada. Não serve para mais nada. Aquilo que nós estamos a fazer é criar condições para que essa água perdida nas piscinas não seja efectivamente perdida e seja reutilizada." A explicação tem cerca de um ano e foi então dada à agência Lusa por Nuno Dias, vereador nas áreas da Energia e Sustentabilidade, para sustentar um projecto-piloto de reaproveitamento das águas municipais da Câmara Municipal de Loures. A experiência de prolongar o circuito daquelas águas até aos espaços verdes e para outros fins, como a limpeza urbana, foi lançada nas Piscinas Municipais da Portela e, agora, a autarquia pretende fazer o mesmo nas Piscinas Municipais de Santa Iria de Azóia. 

projecto 2% é H2O (Dois por cento é água) será lançado esta quarta-feira, 19 de Junho, e visa "promover a eficiência hídrica e adaptação do território às alterações climáticas". Além de ser utilizada para regar a área ajardinada à volta das piscinas, a água também servirá para lavar ruas e poderá ter outros usos (que não o consumo humano) por parte da junta de freguesia de Santa Iria de Azóia, conforme explicou a Câmara à agência Lusa.

"A cada 50 dias, este projecto permitirá a reutilização da quantidade de água correspondente a uma piscina completa, o que representa sete piscinas/ano", estima a autarquia.

Siga o canal da Time Out Lisboa no Whatsapp

+ Este vai ser o maior parque aquático do Hemisfério Sul

Últimas notícias

    Publicidade