[title]
A Câmara de Lisboa vai lançar esta semana uma aplicação que permitirá aos cidadãos obterem informação sobre o risco sísmico dos edifícios que habitam, adiantou esta segunda-feira a coordenadora do programa municipal ReSist, a geóloga Cláudia Pinto.
O ReSist define um conjunto de 47 acções que visam a promoção da resiliência sísmica da cidade, incluindo campanhas de inspecção, projectos e obras de reforço estrutural que incidam sobre o parque edificado e infraestruturas vulneráveis.
Já a app, que se chamará LxReSist, deverá elencar as prováveis vulnerabilidades sísmicas de um determinado edifício, tendo em conta a sua idade, bem como as acções que podem ser adoptadas para prevenir esse risco.
A novidade foi avançada à agência Lusa no final de uma intervenção numa conferência europeia sobre mecânica dos solos e engenharia geotécnica. Cláudia Pinto referiu que a aplicação, destinada ao cidadão comum, está “praticamente pronta” e que o episódio sísmico ocorrido esta madrugada vai acelerar a sua apresentação pública.
Siga o canal da Time Out Lisboa no Whatsapp
+ Baixar, proteger, aguardar. Sabe o que fazer em caso de sismo?