Notícias

Madrid é a próxima cidade europeia a banir trotinetes eléctricas

Um ano depois de Paris ter proibido estes veículos eléctricos, o presidente da câmara da capital espanhola anunciou que as licenças dos operadores não serão renovadas.

Liv Kelly
Escrito por
Liv Kelly
Contributing Writer
Madrid Spain. 1 October 2022 Bolt scooters are parked on city street. Green electric transportation for getting around the urban city environment. Rental e-schooter outdoors. Sport recreation
Photograph: Shutterstock
Publicidade

Quando se está a explorar uma nova cidade, andar de trotinete eléctrica pode ser uma forma muito divertida de ir do ponto A ao ponto B, mas todos conhecemos a sensação de entrar numa passadeira e quase sermos atropelados por uma trotinete que passa a uma velocidade alucinante.

Aparentemente, Madrid está farta. O presidente da câmara da cidade, José Luis Martínez-Almeida, anunciou na passada semana que os três operadores autorizados não veriam as suas licenças renovadas em Outubro.

Cada um dos operadores, a Dott, dos Países Baixos, a Tier Mobility, da Alemanha, e a Lime, dos EUA, tinha anteriormente licença para alugar 2000 trotinetes em Madrid, que podiam ser reservadas através da Uber, depois de as autoridades municipais terem começado a regular o mercado das trotinetes eléctricas em Maio do ano passado.

Com utilizadores a conduzirem de forma perigosa e a estacionar completamente ao acaso, foi pedido aos operadores que autorizassem o acesso da autarquia aos seus dados. Cada um deles deveria também implementar tecnologia que restringisse o estacionamento das trotinetes a áreas designadas e que impedisse a sua circulação em ruas exclusivas para peões ou em parques históricos.

No entanto, parece que nenhuma deles cumpriu o prometido. Agora, não só não há planos para renovar cada um dos contratos, como também não há acordos semelhantes em curso com outras empresas. Num comunicado, o presidente da Câmara afirmou: “O mercado foi considerado incapaz de satisfazer os requisitos estabelecidos pela câmara para garantir o mais alto nível de segurança para os cidadãos".

Isto acontece quase exactamente um ano depois de Paris ter optado por proibir completamente as trotinetes eléctricas, o que foi o resultado de um ano de análise pública – pode ler mais sobre isso aqui.

Por isso, agora, vamos dizer adeus às trotinetes eléctricas também em Madrid. Ainda bem que é uma cidade tão fácil de percorrer.

🌍 Como está a vida na sua cidade? Responda ao Time Out Index Survey

+ Forno D’Oro mantém-se como a única pizzaria portuguesa entre as melhores do mundo

Últimas notícias

    Publicidade