Notícias

Madrid vai ter um novo museu futurista (e de impacto global)

O Museu Hispano-Judaico vai nascer numa antiga subestação eléctrica do Metro da capital espanhola. Os responsáveis esperam que esteja aberto até Dezembro de 2025.

Llorenç Julià Ruiz
Colaborador, Time Out Madrid
Fundación HispanoJudía
Photograph: Fundación HispanoJudía
Publicidade

Madrid é uma capital que transborda cultura, com museus históricos como o Prado ou o Reina Sofía. E, em breve, será inaugurado um novo museu com impacto à escala global: o Museu Hispano-Judaico (MHJ). Projectado em 2016, o museu tem contado com o apoio da Comunidade de Madrid e de outras instituições, e a previsão é que abra portas dentro de menos de dois anos (Dezembro de 2025 é apontada como a possível data de inauguração).

Situado (futuramente) no número 21 da rua Castelló, 21, no bairro de Salamanca, o MHJ visa ser um espaço dedicado ao legado hispano-judaico, e no seu impacto na política e na cultura mundiais, com a missão de promover valores de tolerância e diversidade. A expectativa é que atraia muitos turistas internacionais.

Está previsto que o espaço museológico se divida em seis temas: “Memória e recuperação bibliográfica”, “A história do povo judeu”, “A história partilhada entre a cultura hispânica e a judaica”, “Valores: judeus, judeo-cristãos, ocidentais e hoje, universais”, “O Estado de Israel: da terra prometida à terra do futuro”, além de outras mostras temporárias. Em exposição vão estar peças da Colecção Paul Dahan e da Família Backal Gojman.

Fundación HispanoJudía
Fundación HispanoJudía

Qual é a origem deste museu?

A Fundação Hispano Judaica ganhou a concessão deste antigo edifício do Metro de Madrid, através de concurso público e em regime de arrendamento. O contrato é por um período de 30 anos neste local e prevê o pagamento de quase 20 milhões de euros (19,4 milhões) à empresa pública espanhola. Com uma fachada de elevado valor artístico e histórico, neste edifício funcionou outrora uma subestação eléctrica para o bairro de Salamanca.

+ Guia para não pagar entrada nos museus em Lisboa

+ Museus interactivos em Lisboa e arredores para visitas divertidas

Últimas notícias

    Publicidade