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O espaço é amplo e luminoso, o rio Tejo ao fundo reluz. À entrada, um balcão, onde se destacam as várias torneiras de cerveja – 20 no total. Na sala, dezenas de mesas e uma cozinha aberta numa espécie de aquário. A esplanada, quase em cima do rio, em pleno Cais da Pedra, ali ao lado do Lux. À primeira vista, o novo Ground Burger nem é assim tão diferente da casa-mãe, junto à Gulbenkian. Miguel Lopes, um dos responsáveis da marca, destaca “o ambiente transparente e luminoso” comum aos dois espaços. Porém, há novidades que só em Santa Apolónia se vão poder provar, muito graças às condições que esta morada oferece.
![Ground Burger Santa Apolónia](https://media.timeout.com/images/106198008/image.jpg)
“Esta localização era algo que queríamos há algum tempo. O próprio espaço em termos de design e conceito, assim mais industrial, tem tudo a ver com o Ground Burger”, começa por dizer Miguel à Time Out, já depois de um almoço de apresentação do restaurante à imprensa, onde antecipava para a mesma zona a abertura no próximo ano de mais dois espaços americanizados, como é apanágio do grupo. O primeiro há de ser um restaurante dedicado a cachorros quentes (e que se tudo correr como planeado funcionará 24 horas, mesmo a pensar naquelas noites no Lux que acabam de manhã) e o outro uma mercearia.
![Ground Burger Santa Apolónia](https://media.timeout.com/images/106198010/image.jpg)
Mas cada coisa a seu tempo. “Agora, estamos focados no Ground Burger de Santa Apolónia”, justifica, explicando que este surge precisamente da “necessidade de expandir um bocadinho mais o conceito americano”. Os hambúrgueres que dão fama à casa continuam a estar no centro de tudo. O brioche, que chega à mesa ligeiramente torrado, é feito em casa, e a carne mantém-se a Black Angus. Do cheeseburger (14,95€) ao Ground Burger (15,95€), com queijo cheddar, alface, tomate, cebola grelhada e um molho especial caseiro, até ao chilicheese (16,95€), que ao hambúrguer junta um chili com carne, além do queijo cheddar, dos picles de jalapeños e da cebola grelhada, está tudo igual. As novidades surgem, sim, noutras partes da carta.
![Ground Burger Santa Apolónia](https://media.timeout.com/images/106198009/image.jpg)
“Queríamos dar algo novo ao nosso cliente, e com bastante qualidade. Esse é o nosso traço. As influências são sempre americanas, a nossa base vai sempre ser essa, mas podemos dar um toque nosso especial, seja no molho, seja na forma como fazemos as coisas e que é muito único”, contextualiza Miguel, exemplificando com o mac n’ cheese, uma estreia. Disponível em dois tamanhos (7,95€/12cm ou 16,95€/18cm), o prato leva seis tipos de queijos diferentes, entre cheddar, gruyère e roquefort. Chega à mesa a ferver.
![Ground Burger Santa Apolónia](https://media.timeout.com/images/106198011/image.jpg)
“Este espaço dá-nos mais possibilidades para fazer outro tipo de criações. O facto de a cozinha ser bastante maior dá-nos margem de manobra para criarmos outros produtos e podermos inovar mais nesse sentido”, conta. Os onion rings (8,95€), que até agora só estavam disponíveis no Ground Burger do Time Out Market, passam a poder ser pedidos em Santa Apolónia também. E nas sandes, além do lobster roll (29,95€), há uma “buttermilk fried chicken” (15,95€), que é como quem diz um peito de frango frito em buttermilk com molho gribiche, salada de funcho, picles de pepino e tomate azul.
![Ground Burger Santa Apolónia](https://media.timeout.com/images/106198012/image.jpg)
A ideia não é, no entanto, que os dois restaurantes se distingam demasiado, garante Miguel. “Não nos queremos distanciar muito daquilo que fazemos lá em cima [em São Sebastião]”, garante.
![Ground Burger Santa Apolónia](https://media.timeout.com/images/106198015/image.jpg)
A verdade é que também nas cervejas a nova morada oferece o dobro das possibilidades à pressão, fruto da melhor capacidade do espaço. No andar de cima, longe da vista dos clientes, fica uma câmara frigorífica que não existe na casa inicial e que permite manter à temperatura certa os barris de cerveja que chegam de todo o mundo. “Até na cerveja a dinâmica é diferente. Nós trabalhamos com muitas marcas internacionais e tentamos sempre escolher um produto que seja diferenciador. Tentamos aqui ter uma lista de cervejas diferentes do que temos lá em cima. Eu diria que, dependendo da rotação, o ideal é variar semanalmente”, diz, lembrando como a cerveja artesanal é ponto essencial de tudo o que o grupo faz – como o mais recente Brew, onde a pizza nova-iorquina casa com a cerveja, ora bem. “Só o facto de aqui termos esplanada, que é algo novo nos nossos conceitos, é um plus totalmente diferente. É óptimo mesmo para se vir beber uma cerveja a meio da tarde. Podemos ter um momento um bocadinho mais prazeroso”, acredita.
![Ground Burger Santa Apolónia](https://media.timeout.com/images/106198013/image.jpg)
Para os mais novos ou para os mais gulosos, há os milkshakes, feitos com gelado caseiro e preparados na hora. Aos sabores que já existiam, como baunilha (7,95€) ou chocolate com manteiga de amendoim (7,95€), há um novo com “chocolate chip e nuts cookie” (8,95€) e tudo porque no menu agora também existe uma cookie artesanal (5,95€) feita com chocolate (Valrhona), avelâs, noz pecan tostadas e sal marinho. E nem os dónutes da Crush Doughnuts (4,95€-6,95€) ficaram de fora.
![Ground Burger Santa Apolónia, Crush Doughnuts](https://media.timeout.com/images/106198014/image.jpg)
Avenida Infante Dom Henrique 9 (Santa Apolónia). 213 717 171. Seg-Dom 12.00-00.00
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