[title]
Calvin Esparguete, o gato aventureiro da Colina de Santana, morreu aos 18 anos de idade. Foi esta terça-feira, 16 de Março, através da sua página oficial de Facebook, que os seguidores receberam a má notícia.
Os vizinhos já o conheciam de ginjeira, graças às suas incursões pelo bairro, mas a fama de Calvin atingiu o estrelato quando a sua tutora, a jornalista Filomena Lança, decidiu ajudá-lo a escrever uma biografia. Calvin Esparguete, Diário de Um Gato Citadino (2018), editado pela Dom Quixote, acabou por ser uma extensão das histórias deste belo e corajoso bichano publicadas na página de Facebook.
Histórias que também ajudámos a contar após uma conversa com Filomena Lança, por altura do lançamento do livro. Como aquela primeira vez em que Calvin "fugiu" de casa. "Arranjou maneira de saltar o arame farpado. Ficámos preocupados, com medo que acontecesse alguma coisa", explicou Filomena ao relembrar a primeira escapada do Calvin do conforto do lar há mais de uma década. Ou o susto que pregou à família quando foi apanhado a descer as escadas do metro dos Restauradores, um bocadinho mais longe de casa. Calvin partiu, mas as suas histórias ficam, para ler e reler.
+ O Ascensor do Lavra voltou a subir e a descer a Colina de Santana
+ Um livro com 21 gatos ilustrados para recapitular a história da arte