Notícias

Morreu Maria de Lourdes Modesto, a madrinha da cozinha regional portuguesa

Fez carreira na televisão e escreveu a bíblia da gastronomia regional portuguesa. Maria de Lourdes Modesto morreu esta terça-feira, tinha 92 anos.

Teresa David
Escrito por
Teresa David
Jornalista
Maria de Lourdes Modesto
Manuel Manso
Publicidade

Maria de Lourdes Modesto, apelidada de "a diva da gastronomia portuguesa", morreu esta terça-feira, aos 92 anos, ao fim de alguns dias hospitalizada. A notícia foi avançada pelo jornal Público.

A gastrónoma, nascida em Beja, no Alentejo, iniciou a sua carreira na televisão pública portuguesa como apresentadora de um dos programas de culinária mais populares de sempre – Culinária, que estreou em Maio de 1958 –, no ar durante mais de doze anos. Escreveu vários livros de cozinha, entre os quais a Cozinha Tradicional Portuguesa, editado em 1981. Do périplo pelo país resultaria uma bíblia para muitos chefs e cozinheiros, mas também o livro de culinária mais vendido em Portugal (mais de 400 mil exemplares). Coisas Que Eu Sei foi o último título publicado, ainda no ano passado

Em território nacional, Maria de Lourdes Modesto é uma das mulheres mais influentes na culinária, tendo sido apontada como “uma das três grandes génios nascidas no século XX [em Portugal]”, palavras de Miguel Esteves Cardoso, na sua coluna Ainda Ontem. Além-fronteiras, conquistou os americanos em 1987, quando o The New York Times a apelidou de “Portugal’s Julia Child”, uma referência à conhecida cozinheira e apresentadora norte-americana.

+ De volta do tradicional, Luís Gaspar abriu um restaurante inspirado em Maria de Lourdes Modesto

Últimas notícias

    Publicidade