Notícias

Museu da Farmácia assinala libertação de Auschwitz com exposição e ciclo de cinema

Há 80 anos, foram libertados os prisioneiros de Auschwitz. Para assinalar esse momento histórico, o Museu da Farmácia inaugura uma exposição com peças provenientes do campo de concentração e programa um ciclo de cinema.

Renata Lima Lobo
Escrito por
Renata Lima Lobo
Jornalista
A Lista de Schindler
©DRA Lista de Schindler
Publicidade

A exposição permanente do Museu de Farmácia acompanha a história da humanidade através da evolução da história farmacêutica. E a nova exposição temporária conta também uma história, a da libertação dos prisioneiros do campo de concentração de Auschwitz, há precisamente 80 anos, incluindo vários objectos doados por sobreviventes e famílias de sobreviventes. À margem da exposição arranca um ciclo de cinema.

“Meio bilhete de comboio, um pedaço da roupa utilizada pelos presos em Auschwitz com a estrela de David, o rótulo de uma lata de zyklon B, o pesticida utilizado nas câmaras de gás, e documentos da prisão e captura de nazis”. Estes são alguns dos objectos elencados pelo Museu da Farmácia que irão integrar a nova exposição temporária, que inaugura a 31 de Janeiro e na qual também será possível ver uma série de fotografias doadas por um soldado farmacêutico norte-americano. Alguns destes objectos foram doados por famílias de sobreviventes de Auschwitz, outros por sobreviventes da Segunda Guerra Mundial, num conjunto que também inclui objectos comprados em leilão.

Associado à exposição, terá ainda lugar um ciclo de cinema temático. Embora a exposição temporária se prolongue apenas até ao final de Fevereiro, o ciclo de cinema estende-se até ao próximo ano e é inaugurado no mesmo dia da exposição, com a exibição do filme A Lista de Schindler (1993), de Steven Spielberg, pelas 21.00.

Museu da Farmácia. Rua Marechal Saldanha, 1. Seg 10.00-13.00, 14.00-18.00; Ter-Sex 10.00-18.00; Sáb 10.00-13.00, 14.00-18.00. Bilhete normal: 8€

🍿 Filmes e séries para 2025 – leia grátis a nova edição da Time Out Portugal

🏃 O último é um ovo podre: cruze a meta no Facebook, Instagram e Whatsapp

Últimas notícias

    Publicidade