Notícias

Na Biblioteca Orlando Ribeiro, há Amália Rodrigues para ouvir

A peça é da autoria de António Pires e centra-se na vida e obra da artista portuguesa. O projecto foi concebido em conjunto com a comunidade da Alta de Lisboa.

Beatriz Magalhães
Escrito por
Beatriz Magalhães
Jornalista
O Fabuloso Destino de Amália
© Filipe FerreiraO Fabuloso Destino de Amália
Publicidade

Nos dias 26 e 27 de Setembro, O Fabuloso Destino de Amália aterra na Biblioteca Orlando Ribeiro. A radionovela apresenta-se como um concerto teatral em torno da vida de Amália Rodrigues e da história do fado. A produção da peça, escrita por António Pires, contou com a participação de pessoas que pertencem a associações da Alta de Lisboa.

No auditório da biblioteca, a história desenrola-se em 1933, quando Amália Rodrigues tem apenas 13 anos. Amigos e família juntam-se a ela numa viagem pelo presente e futuro da fadista, pelas suas influências e êxitos musicais. Ao longo da acção, uma telefonia encarrega-se de transmitir as canções da época, procurando levar a conhecer mais acerca da história do fado e das inspirações de Amália Rodrigues. Durante a peça, conte ainda com onze momentos musicais, que vão do fado à morna e ao batuco de Cabo Verde. O grupo de Batucadeiras da Alta de Lisboa, que surgiu durante o processo de criação do projecto, também entra em cena. André Santos toca viola e Tiago Morna guitarra portuguesa.  

A radionovela é assinada pelo encenador António Pires e encenada por Carlos Norton. Já o elenco conta com nomes como Carla Pires, Jorge Benvida, Carla Pontes e Luanda Cozetti. Os figurinos, adereços, vídeos e produção contaram com a participação de membros de associações comunitárias da Alta de Lisboa, entre elas a Espaço Mundo, a Sempre Ligados e a Associação de Moradores do Per 11. 

Após a apresentação da peça, em ambos os dias, o pátio da Biblioteca Orlando Ribeiro vira pista de dança. A música fica a cargo dos DJs da Alta de Lisboa.

Estrada de Telheiras, 146 (Telheiras). 26-27 Set. Qui-Sex 21.00. Entrada livre (mediante reserva através do email sempreligados.associacao@gmail.com)

Siga o canal da Time Out Lisboa no Whatsapp

+ Gritar numa biblioteca? É o que vai acontecer em Lisboa, em nome do teatro

Últimas notícias

    Publicidade