Notícias

Na Culturgest, vai falar-se das urgências dos nossos dias e dançar com elas

Lucinda Correia e Marta Rema apresentam a conferência-performance ‘Matéria Incomum’, no último dia do mês. Aborda os desafios que a sociedade enfrenta no mundo.

Beatriz Magalhães
Escrito por
Beatriz Magalhães
Jornalista
Young people carrying protest signs at a Global Climate Strike
Photograph: Garry Knight
Publicidade

No dia 28 de Fevereiro, pensemos na coexistência humana e nos desafios que enfrenta nos dias de hoje. É o que Lucinda Correia e Marta Rema pretendem com Matéria Incomum, uma conferência-performance que vão apresentar na Culturgest.

A crise socioambiental e as políticas actuais em torno deste problema foram o ponto de partida para a arquitecta e investigadora Lucinda Correia e a curadora e programadora cultural Marta Rema se juntarem neste projecto. "Os últimos anos mostraram-nos a que velocidade o mundo e a realidade podem mudar drasticamente", afirma a dupla, em comunicado, destacando que fenómenos como as alterações climáticas, a pobreza urbana, os regimes totalitários ou a desinformação se têm intensificado, "a ponto de se terem tornado emergências interconectadas e sem precedentes".

Daí, surgiu então Matéria Incomum, que procura imaginar práticas responsáveis, que possibilitem pensar em novos sentidos de coexistência, coabitação e convivência. Além das criadoras, a conferência-performance inclui a participação de Andreas Philippopoulos-Mihalopoulos, investigador, escritor e artista grego; Angelika Hinterbrandner, investigadora e professora alemã; e Sepideh Karami, arquitecta e escritora iraniana. O coreógrafo brasileiro Gustavo Ciríaco é o director de movimento. 

Culturgest (Campo Pequeno). 28 Fev. Sex 19.00. Entrada gratuita (mediante levantamento de bilhete 15 minutos antes da sessão)

🏖️ Já comprou a Time Out Lisboa, com 20 viagens para fazer em 2025?

🏃 O último é um ovo podre: cruze a meta no Facebook, Instagram e Whatsapp

Últimas notícias
    Publicidade