[title]
Comprar em segunda mão deixou de ser um bicho de sete cabeças para passar a ser uma prática necessária para um futuro mais verde. A Lx Vintage é a uma nova loja online de roupa em segunda mão e quer promover ainda mais o consumo sustentável dos portugueses.
A roupa é “mais ou menos aquela que os nossos pais usavam”, dizem em comunicado os quatro amigos responsáveis pela plataforma. Guilherme e Gonçalo Lopes, Ricardo Sequeira e Gonçalo Palrão são os cabecilhas da Lx Vintage, que querem lutar a todo o custo por um mundo mais sustentável sabendo que a indústria da moda é das que mais polui no mundo. Portanto, a ideia é reduzir o consumo – e consequentemente a produção em massa – optando por comprar roupa vintage e em segunda mão.
“A extra produção têxtil é algo que achamos desnecessário, pois todas as roupas (desde que em bom estado), devem ser utilizadas, mesmo que tenham de mudar de armário”, acrescentam ainda no comunicado.
À venda há roupa de mulher e homem, sobretudo casacos, camisas e sweatshirts, todas como novas, mas já com uma vida bem vivida.
A Lx Vintage permite ainda que a clientela faça parte do processo, podendo vender roupa que esteja a mais lá em casa, basta contactar a equipa através do formulário de venda.
As peças serão analisadas para controlo de qualidade e serão recolhidas pela Lx Vintage e fotografadas antes de irem para o site. O número mínimo de peças é de cinco, sendo depois acordada uma percentagem do serviço que fazem, entre 30% a 50% do valor da venda, valor este que é acordado entre o vendedor e a Lx Vintage (tendo em conta o preço de mercado, o número de peças e o estado em que se encontram).
Além disso, esta grupeta de amigos quer ainda conseguir criar parcerias com organizações que combatam a poluição dos oceanos, promovendo e criando limpezas pelas praias portuguesas, e a partir daí desenvolver também eventos que promovam um consumo e uma mentalidade sustentável, como palestras.