[title]
A marca não é nova, mas até agora existia apenas online ou em lojas multimarca. A Näz, conhecida pelos seus produtos eco-friendly, mora desde Setembro na Lx Factory. E não está sozinha: consigo traz outras marcas verdes.
Começou por ser vendida em feiras e mercados há cerca de três anos, mas o sucesso obrigou a um crescimento mais rápido do que previsto por Cristiana Costa. Era estudante de Design de Moda na Universidade da Beira Interior quando percebeu que o futuro seria sustentável. Tudo feito em Portugal e com uma atenção especial à qualidade da matéria-prima.
”Em vez de fazermos o design para depois escolher o tecido, primeiro falamos com os nossos parceiros para perceber que tipo de tecidos é que estas fábricas já têm, para depois então incorporá-los no nosso design”, diz-nos Marta Ferreira, responsável de marketing da marca, explicando que isto se consegue graças a várias parcerias com fábricas do Norte do país. “Assim permitimos uma maior utilização dos recursos que já existem”, acrescenta ainda.
A loja da Lx Factory, aberta a convite da Organii que mora ali ao lado, é um espaço minimalista e despido de grandes decorações com plantas aqui e ali. Os grandes janelões permitem a entrada de luz natural. Um reflexo do design minimalista da Näz, que é também “altamente democrático”: peças sem padrões, cortes básicos e simples. Ou seja, roupas fáceis de conjugar e intemporais, que possam durar uma vida inteira.
“Grande parte do nosso processo inicial baseou-se na educação. Vê onde a tua peça foi produzida e quais são os valores por detrás da sua produção”, explica Marta. Uma informação que encontra no site da marca.
Na loja, há mais espaço para a colecção feminina, mas encontrará também algumas peças para homem. E além disso, encontra nas prateleiras desta loja outras marcas nacionais e internacionais, muitas das quais produzidas em fábricas portuguesas e que defendem os mesmos valores da Näz. Dos casacos da espanhola Thinking Mu, feitos a partir de plástico encontrado nos oceanos, às malas de design funcional da sueca Sandqvist ou até às botas de pele da portuguesa Lobo.
Motivo de orgulho da loja foi ainda a aquisição das calças da holandesa Mud Jeans, uma marca que implementa o sistema de economia circular: na devolução de um par de calças é fornecido um voucher ao cliente para este usar na compra de outro par. As peças devolvidas são então recicladas, gerando assim umas calças novas.
Até ao final deste mês, a Näz conta ainda representar duas marcas de calçado português, a famosa Lemon Jelly, agora com uma linha de calçado reciclado, e a Wayz, uma marca de ténis feitos a partir de materiais eco-friendly.
“O objectivo é as pessoas virem à Näz e conseguirem começar a construir um estilo de vida mais consciente”. E por isso, aqui também encontra vários produtos de marcas de beleza e lifestyle, como o copo menstrual da Organicup, as garrafas reutilizáveis da Dopper ou os produtos de higiene e de cosmética da marca sustentável e livre de plástico Mind the Trash.
Lx Factory (Alcântara). Seg-Dom (11.00-19.00)
+ As lojas e marcas sustentáveis em Lisboa que tem de conhecer