[title]
Bali é um destino turístico extremamente popular, mas para ajudar a atenuar a sua fama e angariar algum dinheiro para o seu “ambiente e cultura”, a ilha implementou no ano passado uma taxa única de entrada, que pode ser paga electronicamente à chegada. Mas não se fica por aqui. Para proteger a “integridade cultural e os locais sagrados de Bali”, as autoridades anunciaram novas directrizes para os turistas.
As novas regras dizem que os visitantes “devem observar e honrar os costumes, tradições e práticas culturais balinesas, especialmente durante as cerimónias”, e “vestir-se adequadamente quando visitam templos, atracções turísticas ou espaços públicos”.
Os turistas também não estão autorizados a “entrar nas áreas sagradas dos templos, a não ser que sejam fiéis com trajes tradicionais balineses”, e acrescenta que “as mulheres menstruadas também estão proibidas de entrar nessas áreas”, segundo a euronews.
Relativamente a este último aspeto, o VisitBali diz que a proibição da entrada de mulheres menstruadas nos templos se deve ao facto de “o sangue menstrual ser considerado ‘sujo’, pelo que pode tornar o templo impuro”, uma atitude que muitos visitantes da ilha poderão desconhecer.
“Já emitimos um regulamento idêntico anteriormente, mas como as coisas mudam, temos de nos adaptar. Isto garante que o turismo de Bali continua a ser respeitoso, sustentável e em harmonia com os nossos valores locais”, afirmou o governador I Wayan Koster. “Estou a aprovar esta circular como medida imediata para regular os turistas estrangeiros enquanto estão em Bali’.
É igualmente proibido praguejar, causar distúrbios e ser mal-educado para com os habitantes locais ou os funcionários, bem como os plásticos de utilização única, tais como sacos, esferovite, palhinhas e garrafas de plástico.
Para fazer cumprir todas estas novas regras, a ilha está a lançar uma equipa especial para monitorizar os visitantes, e aqueles que forem apanhados a infringi-las poderão enfrentar multas ou mesmo tempo de prisão.
Vista-se, por favor
As regras sobre o que os turistas devem e não devem vestir também têm surgido na Europa. Albufeira, no Algarve, bem como Málaga e as Baleares, anunciaram multas para os visitantes que se vistam de forma inadequada em qualquer lugar que não seja a praia.
🏖️ Já comprou a Time Out Lisboa, com 20 viagens para fazer em 2025?
🏃 O último é um ovo podre: cruze a meta no Facebook, Instagram e Whatsapp