[title]
A Costa del Sol é um dos destinos de eleição de Espanha, acolhendo todos os anos uma avalanche de visitantes, e Málaga, conhecida pelas suas maravilhosas praias e vida nocturna, recebeu uns impressionantes 14 milhões de turistas em 2023.
E, embora o turismo seja uma fonte de receitas para a cidade, é mais um destino onde estão a ser tomadas medidas para travar o mau comportamento dos visitantes e tornar a vida um pouco mais agradável para os habitantes locais.
A realidade é que o boom turístico pós-pandemia levou à gentrificação e ao aumento do custo das rendas no centro de Málaga – como aconteceu com muitos destinos europeus – e os activistas dizem que os visitantes tratam a cidade como um "parque temático", segundo a euronews.
Recentemente, falámos sobre as regras em vigor em Espanha, como as multas por urinar no mar em Marbella, mas em Málaga, a autarquia local lançou uma campanha e actualizou as regras existentes.
À semelhança das regras de vestuário adequado que foram anunciadas para as Baleares, uma das novas regras é que, nas ruas e nos espaços públicos, os visitantes usem sempre uma “peça de vestuário superior” – guardem o bronzeado do peito para a praia, rapazes, ou poderão ser multados em 750€.
Foi até lançada uma campanha de sensibilização, na qual também se afirma que “os passeios são para os peões”, referindo-se aos visitantes que andam de bicicleta ou de trotinete nas passadeiras. E há uma nova ênfase na limpeza da cidade e em não dar nas vistas.
Aqui está o cartaz da campanha:
Felizmente, Málaga não está a encorajar os visitantes a ficarem longe – está apenas a pedir às pessoas que tenham os residentes em mente quando vão para a praia e sair à noite. Aqui estão as melhores coisas para fazer na cidade, os melhores lugares para visitar em Espanha e alguns dos destinos mais subestimados do país.
🌍 Como está a vida na sua cidade? Responda ao Time Out Index Survey
+ Reveladas as cidades europeias mais baratas (e mais caras) para ir a concertos