[title]
É "uma ideia louca transformada em realidade", nas palavras de Rita Tormenta, uma das organizadoras do Aqui Vai Livre, iniciativa que teve no ano passado a sua edição zero, juntando mais de 100 pessoas à volta de livros mais ou menos conhecidos. A ideia louca era esta: que autores e amantes da palavra em diferentes moldes, da poesia ao conto, se juntassem num final de tarde para se ouvirem, conhecerem e entrarem numa celebração do livro, atirando dezenas de exemplares (oferecidos pelos autores) desde o alto das escadinhas que unem o Jardim do Príncipe Real à Rua Cecílio de Sousa.
O lançamento colectivo, pelas mãos dos autores, é acompanhado do grito "Aqui vai livre!" e seguido de leituras (feita pelos autores ou representantes). O desfecho também é livre, podendo concretizar-se em introspecção ou copos. Cada um decide. Quanto aos livros (que voam bem acomodados), quem os apanhar, pode ficar com eles.
![Aqui Vai Livre, em 2023](https://media.timeout.com/images/106178818/image.jpg)
Da lista de autores fazem parte Alberto Pimenta, Elisa Scarpa (organizadora), Maria Giulia Pinheiro, Pedro Teixeira Neves, Rita Taborda Duarte, Sara F. Costa, Tiago Salazar ou Vítor Belanciano, conhecidos e estreantes na escrita e na leitura em público, um pouco de tudo. Um dos objectivos, explica Scarpa, é que "os autores, os livros e os leitores possam estar juntos, e que esta seja uma oportunidade de as pessoas se conhecerem", rejeitando-se a ideia de elites. "Muitos autores vivem isolados, cada um na sua casinha. E aqui vamos juntá-los com os leitores mas também misturar escritas desiguais, autores de idades diferentes, de estilos completamente distintos. A escrita pode ser muitas coisas e este é um momento para sermos livres”, explicou a organizadora à Time Out antes da edição zero, no ano passado, e as palavras mantêm-se actuais.
A grande diferença, acredita Elisa Scarpa, é que "este ano vai ter muito mais gente", até porque o evento abre-se também a manuscritos, "pessoas que queiram apresentar escritos que não estejam publicados".
Siga o canal da Time Out Lisboa no Whatsapp
+ Parada de Automóveis Antigos – vá ver as beldades a desfilar na Avenida