[title]
A produtora portuguesa Ready To Shoot tem previstas filmagens em Santa Maria Maior, para uma produção da Netflix, no próximo mês de Julho. O anúncio foi feito pelo executivo da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, que manifesta publicamente o seu desagrado face à possibilidade de “ocupação abusiva do espaço público” durante dois dias e oito noites seguidas e à “transformação da freguesia num estúdio cinematográfico”.
“Está em causa o direito ao descanso dos moradores, assim como os direitos de circulação, acesso e estacionamento, em consequência da ocupação massiva que as filmagens acarretam”, lê-se no comunicado da Junta de Santa Maria Maior, enviado nesta segunda-feira de manhã. Na nota subscrita pelo presidente Miguel Coelho, mostra-se apreensão relativamente ao alegado recurso a “efeitos de fogo, armas de fogo, colisões entre automóveis, perseguições com automóveis e motociclos, perseguições de motociclos pelas escadas e escadinhas dos bairros e outros diversos efeitos especiais na Baixa, Chiado e Mouraria”.
Não tendo competências legais para impedir as filmagens, o executivo da Junta lamenta ainda que o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, já tenha manifestado entusiasmo com o previsto, mas mostra-se “disponível para encontrar uma solução razoável” e com o menor impacto negativo para os residentes, especialmente para as famílias com crianças e idosos.
Até ao momento, não é evidente se se trata de uma produção portuguesa ou internacional nem de que género, embora as descrições da Junta apontem para a existência de sequências de cenas de acção. Contactámos a produtora portuguesa Ready To Shoot, à procura de esclarecimentos, e ainda aguardamos resposta.
+ Treze séries portuguesas de fazer inveja aos estrangeiros
+ Leia já, grátis, a edição digital da Time Out Portugal desta semana