Notícias

Num ano, lisboetas perderam 60 horas no trânsito

Lisboa ocupa o 20.º lugar na Europa e o 44.ª posição a nível mundial no relatório sobre tráfego da consultora Inrix. A campeã do trânsito é Istambul.

Rute Barbedo
Escrito por
Rute Barbedo
Jornalista
Trânsito
DRTrânsito
Publicidade

Em Lisboa, os condutores perderam uma média de 60 horas em congestionamentos e, no Porto, 36 horas. Estes são os números a que chegou a consultora Inrix, sobre o tráfego mundial no ano de 2024, e que colocam a capital portuguesa no 20.º lugar do ranking, a nível europeu, e no 44.º lugar, no âmbito mundial. Em 2023, Lisboa estava um pouco melhor, com 57 horas perdidas num ano, em média, na estrada.

Analisando mais de 900 cidades de 37 países, a consultora destaca Istambul, na Turquia, como a cidade do mundo onde o trânsito é o maior inimigo do tempo, tendo-se perdido uma média de 105 horas dentro do carro no ano passado. A cidade turca destronou, assim, Nova Iorque, que agora ocupa o segundo lugar da lista, à frente de Chicago, também nos Estados Unidos, e da Cidade do México (México).

No contexto europeu, Londres, no Reino Unido, lidera a tabela, assumindo-se ao mesmo tempo como a quinta cidade mais congestionada do mundo. Seguem-se Paris (França) e Dublin (Irlanda). A fechar o top 10 está a capital alemã, Berlim.

Recorde-se que, em Junho, uma análise da Discover Cars classificava Lisboa como a segunda cidade europeia mais stressante para conduzir.

🪖 Este é o nosso Império Romano: siga-nos no TikTok

📻 Antigamente é que era bom? Siga-nos no Facebook

Últimas notícias

    Publicidade