Notícias

Nuria Enguita é a directora artística escolhida para o MAC/CCB

A historiadora, curadora e editora já tinha sido directora artística de dois museus espanhóis, antes de vir para Portugal. Programará o MAC/CCB a partir de Maio, por quatro anos.

Beatriz Magalhães
Escrito por
Beatriz Magalhães
Jornalista
Nuria Enguita directora artística MAC/CCB
Miguel LorenzoNuria Enguita
Publicidade

Nuria Enguita é a nova directora artística do MAC/CCB. A historiadora, editora e curadora espanhola foi, entre 2020 e 2024, directora do IVAM – Institut Valencià d’Art Modern. Inicia funções no museu de Belém em Maio. 

Desde 1990, ano em que se licenciou em História e Teoria da Arte na Universidade Autónoma de Madrid, a historiadora liderou e participou em vários projectos artísticos. Entre 2008 e 2015, como curadora independente, organizou exposições em instituições espanholas e portuguesas. Em 2015, assumiu a direcção do Centro de Arte Bombas Gens, em Valência, e até 2024, do IVAM. 

De uma open call internacional, à qual responderam 39 candidatos, o conselho de administração do CCB seleccionou o projecto apresentado por Nuria Enguita. Em comunicado, é destacada a sua consistência, sentido de oportunidade e o seu conhecimento da realidade portuguesa, sendo que a sua proposta de trabalho reforça também a ideia de “chão comum” que está a ser trabalhada no CCB. 

Por um período de quatro anos, a começar em Maio, Nuria Enguita passa a ser a nova directora do MAC/CCB. Na equipa do museu fazem parte Rita Lougares, curadora-chefe para as artes visuais, e Mariana Pestana, curadora-chefe para a arquitectura.

+ Afinal, o que vamos discutir sobre o futuro Museu Judaico?

+ ‘Descida da Cruz’ foi comprada por privado – mas vai ser exposta em Portugal na mesma

Últimas notícias

    Publicidade