[title]
Foi publicado, esta quarta-feira, 17 de Março, em Diário da República o anúncio de abertura do procedimento de classificação do Bairro de Habitações Económicas de São João de Deus, conhecido como Bairro das Estacas e localizado na freguesia de Alvalade.
Isto significa que o bairro desenhado pelos arquitectos Ruy D'Athouguia e Formosinho Sanchez passa a gozar imediatamente das mesmas protecções legais que outros bens patrimoniais classificados. Como comprova o anúncio assinado por João Carlos dos Santos, subdiretor-geral do Património Cultural, ao explicar que “o conjunto em vias de classificação e os imóveis localizados na zona geral de protecção (50 metros contados a partir dos seus limites externos) ficam abrangidos pelas disposições legais em vigor”. Os limites são fixados na Rua Bulhão Pato, Rua Teixeira de Pascoais, Rua Antero de Figueiredo, Rua Pedro Ivo e Avenida Frei Miguel Contreiras.
Concluído em 1953, o Bairro das Estacas tinha inicialmente habitações de renda limitada. O projecto deste conjunto de edifícios organizados em blocos foi desenhado pelos arquitectos Ruy D'Athouguia e Formosinho Sanchez, mas a autoria dos espaços verdes de lazer do bairro é de Gonçalo Ribeiro Telles. O projecto do Bairro das Estacas foi premiado na Bienal de São Paulo e também distinguido pelo municipal Prémio Valmor.
+ Leia a edição desta semana: Silêncio, finalmente
+ Alvalade homenageia Carlos do Carmo com novo mural de arte urbana