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'O Clube': sexo, crime e mais duas temporadas

‘O Clube’ abre portas para uma quarta temporada na OPTO SIC e há uma quinta a caminho. Fomos a um dia de rodagem falar com a equipa que está à frente e atrás das câmaras de uma das produções mais ousadas do audiovisual português.

Renata Lima Lobo
Escrito por
Renata Lima Lobo
Jornalista
bastidores de o clube
Fotografia: Francisco Romão Pereira / Time OutNos bastidores da rodagem da 4.ª temporada da série O Clube'
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O policial erótico O Clube, que tem como pano de fundo uma casa nocturna da capital onde o sexo se mistura com negócios e política, está de volta à OPTO SIC para uma quarta temporada com estreia marcada para 22 de Setembro. Um caso de sucesso do streaming nacional, com uma quinta temporada já confirmada, num argumento recheado de mistério e cenas audazes. De regresso está a personagem interpretada por Margarida Vila-Nova e há uma nova ronda de caras conhecidas que se estreia neste enredo, como Júlia Palha, Mariana Pacheco, Inês Pires Tavares, Ivo Lucas, Soraia Tavares, Sofia Arruda, João Jesus, Renato Godinho e Pedro Hossi. A realização continua a cargo de Patrícia Sequeira (Rabo de Peixe) e o argumento nas mãos de João Matos (Salgueiro Maia – O Implicado), numa produção da Santa Rita Filmes.

Patrícia Sequeira
Francisco Romão Pereira / Time OutPatrícia Sequeira no set de rodagem

Num grande armazém localizado nos estúdios de cinema Contra Campo, em Loures, as luzes fintavam um ambiente nebuloso, a meia-luz, num cenário onde Patrícia Sequeira ensaiava a dança entre equipa técnica e um conjunto de actores que filmavam uma das cenas da nova temporada de O Clube. Estávamos na Sala VIP do estabelecimento ficcional, um dos novos espaços do argumento, onde Maria (Vera Kolodzig) regressa ao Clube como gerente, apoiada pelos velhos aliados Viana (José Raposo) e Michele (Luana Piovani). Uma das inovações da nova responsável é precisamente a criação dessa Sala VIP, um espaço de acesso limitado, “onde mulheres bonitas, escolhidas a dedo, giram uma roleta que tem apenas duas cores, vermelho ou preto, e assim são escolhidas pelos seus clientes e os levam para boudoirs privados, onde tudo é possível”, descreve a SIC. Mas à Time Out Vera Kolodzig levanta mais um pouco do véu sobre a nova fase da sua personagem. “Comecei por ser acompanhante de luxo do Clube, e entretanto fui subindo na carreira, também por causa das relações com alguns clientes. Entretanto cheguei a um ponto em que fico com a gerência e há coisas que poderão vir a correr mal.”

Vera Kolodzig
Fotografia: Francisco Romão Pereira / Time OutVera Kolodzig em preparação no camarim

Pouco foi relevado sobre os novos mistérios de O Clube, mas sabemos que há um assassino em série à solta, procurado por Marques, inspector-chefe da Polícia Judiciária interpretado por Renato Godinho (Ao Largo). “Seria de esperar que estivéssemos perante um homem do lado certo da lei, da moral e dos princípios, mas nem sempre é assim. Há esta subvida que ele gosta de levar, gosta de sucumbir aos seus prazeres, mas não diria que ele é um vilão típico ou um homem de má rês, com uma natureza negativa. Tem um sentido forte de justiça, mas que, lá está, tem uma moral muito gelatinosa, muito flexível”, descreve o actor, para quem a existência de um assassino em série é “um appetizer incrível”.

Patrícia Sequeira
Fotografia: Francisco Romão Pereira / Time OutPatrícia Sequeira a dirigir Soraia Tavares e Sofia Arruda

O argumentista, João Matos, explica que para estas duas temporadas, encomendadas em simultâneo pela SIC, subiu a “intensidade e o ambiente”. E recorda o arranque desta história. “Quando se pensou em escrever uma série sobre um clube nocturno de Lisboa, partiu-se logo do princípio que era necessário perceber qual era a realidade. Fazer bastante pesquisa e ir ao terreno, para depois poder escrever uma história que tivesse esta força e esta intensidade, mas que também tivesse uma densidade dramática que a suportasse. E esse trabalho foi super importante logo na primeira temporada. O que depois se vai alterando é – sem perder o foco, porque a personagem principal é o clube – ir percebendo quais são as personagens que podem ter um maior protagonismo, um maior desenvolvimento de história em cada temporada.”

Margarida Vila-Nova
Francisco Romão Pereira / Time OutMargarida Vila-Nova volta após ausência prolongada

De regresso igualmente está Margarida Vila-Nova no papel de Vera, após uma ausência na terceira temporada, “um prémio para o público” e também “um prémio para a história”, sublinha o argumentista. A actriz conta à Time Out que "não estava à espera de regressar a casa”, uma referência à série e ao estúdio onde há mais de 20 anos gravou a telenovela Fúria de Viver, que tinha Patrícia Sequeira no leme da realização. “Acho que esta temporada está extremamente bem cozinhada, tem um enredo forte entre o suspense, a relação entre personagens, os segredos que vão sendo desenrolados a cada episódio, a densidade de cada cena. Entusiasma-me bastante o percurso da Vera, há um volte-face na personagem, que está na mó de baixo a pedir trabalho, porque a vida não foi fácil. Regressa, começa a trabalhar como bartender no Clube, e do balcão vai controlando e percebendo todos os esquemas, todas as acções, todos os golpes”, revela.

O Clube
Fotografia: Francisco Romão Pereira / Time Out

Fora do que é hábito no audiovisual português (com algumas excepções), a série O Clube tem sido consecutivamente renovada. Na opinião de Patrícia Sequeira, o segredo passa pela diferença e a ousadia. “Em Portugal não tenho memória de alguma coisa assim tão ousada. Depois, a forma como nós também embalámos a estética, a luz, o acting, acho que tudo isso contribuiu. Mas foi um fenómeno, porque o que agarra as pessoas naturalmente é o mistério, mas é também muito esta parte de um erotismo e de uma novidade que eu acho que ninguém estava à espera. Em Portugal quando se faz esse tipo de coisas ou não vamos tão longe ou a estética não é tão interessante”, defende. E explica a linha que separa o erótico do pornográfico. “Eu nunca, de modo algum, queria que resvalasse. Isto tem muito a ver com a manipulação, com aquilo que as pessoas acham que estão a ver e que na verdade não estão. É muita sugestão, é manipulação e isso foi o que me encantou enquanto realizadora.” Sequeira avança ainda que a quarta e a quinta temporadas funcionam como “um bloco” e que o público pode esperar um “fecho interessante e um gancho forte” no último episódio da que se avizinha. A quarta temporada conta com seis episódios, que ficam disponíveis na plataforma a cada sexta-feira.

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