Notícias

O espectáculo Antiprincesas traz a história de Beatriz Ângelo à Estufa Fria

A entrada é gratuita, mas a lotação é limitada com necessidade de levantamento de bilhetes.

Escrito por
Francisca Dias Real
Antiprincesas
Antiprincesas
Publicidade

Não nasceram em berço de ouro, nem lhes foram prometidas coroas, não há castelos nem palácios e o final nem sempre é feliz. As Antiprincesas são assim mesmo e estão de volta a Lisboa com espectáculos na Estufa Fria, em Setembro. A portuguesa Beatriz Ângelo será a antiprincesa das novas sessões que arrancam a 12 de Setembro. 

Juana Azurduy, Frida Kahlo, Clarice Lispector e Violeta Parra são as heroínas da vida real que dão corpo a Antiprincesas, uma série de quatro espectáculos criados por Cláudia Gaiolas com base na colecção infantil homónima editada pela Tinta-da-China e pela EGEAC. Com várias apresentações e reposições em Lisboa ao longo dos últimos anos – que alegraram muitas famílias – o espectáculo regressa à boleia do Lisboa na Rua e, desta vez, as protagonistas são mulheres portuguesas que fizeram História, narradoras das próprias aventuras. 

Carolina Beatriz Ângelo será a primeira antiprincesa a ser retratada ao longo de várias sessões na Estufa Fria todos os sábados e domingos (12 e 13, 19 e 20, 26 e 27 de Setembro) às 11.00 e com repetição às 16.00. 

Os miúdos podem ficar a conhecer a história desta médica feminista, que foi a primeira mulher a votar em Portugal, em 1911, um ano após a implantação da República. Nessa altura a lei dizia que apenas cidadãos com mais de 21 anos, que soubessem ler e escrever, e que fossem chefes de família poderiam votar – era o caso de Beatriz Ângelo, que era viúva e sustentava a sua filha, conseguindo assim provar que também era chefe de família. 

A entrada nos espectáculos é gratuita, mas devido às limitações de lotação impostas pelas autoridades sanitárias é necessário reserva prévia do bilhete (bilheteira@teatrosaoluiz.pt). Os ingressos devem ser levantados no próprio dia, 30 minutos antes do início do espectáculo, havendo um limite de quatro bilhetes por pessoa ou família.

+ Leia aqui a nova edição da Time Out Portugal e saiba como ser turista na própria cidade

+ Lisboa na Rua: magia, circo, concertos e cinema ao ar livre ocupam a agenda até Setembro

Últimas notícias
    Publicidade