[title]
São muitas e boas as mulheres que trabalham em gastronomia em Portugal, mas muitas vezes escondem-se nas cozinhas ou não têm o palco que merecem. A norte-americana Jenifer Duke, que trocou Nova Iorque, Berlim ou Califórnia por Lisboa, lançou a plataforma The Future of Food is Female, ou simplesmente Triple F, para celebrar essas mulheres na cozinha, mostrar os seus projectos e criar uma comunidade forte.
A primeira grande acção do Triple F será um takeover da cozinha da Fábrica da Musa, em Marvila, todos os domingos do mês de Agosto, das 12.30 até às 21.00, e terá desde tacos mexicanos a báhn mìs vietnamitas ou frango frito.
Dia 2, a mexicana Paulina Loya – responsável pelo novo pop-up mexicano da cidade, o Paloma Negra, no The Mill – vai transformar a tap room numa taqueria tradicional. No domingo seguinte, dia 9, a viagem mantém-se ao México, com Karla Mañé, cozinheira e pasteleira com o negócio próprio Fava Warm Cooking.
Dia 16 de Agosto é a vez de Yu Lin Humm, filha de pai suíço e mãe vietnamita mas nascida em Itália, que servirá pratos vietnamitas autênticos, confeccionados com produtos locais orgânicos. No penúltimo domingo do mês, 23, Lara Espirito Santo, portuguesa que cresceu no Brasil e se tem dedicado a uma vida na cozinha sem desperdício, vai criar um menu usando produtos subvalorizados. O mês fecha com a organizadora e dona da loja e bar de vinhos orgânicos Rebel Rebel, Jenifer Duke, que quer transformar a Musa num bar de street food coreana por um dia.
Este é apenas o primeiro mês do projecto, que estará aberto a todas as mulheres cozinheiras que queiram participar e mostrar a sua obra. “Compreendo que possa parecer que estamos a criar um clube exclusivo, especialmente para os homens, mas há muito mais plataformas e prémios a destacar os homens desta indústria e muito menos a celebrar as mulheres”, explica Jenifer. “Este projecto quer trazer para a ribalta mulheres de todas as identidades, culturas e etnias.”
Em paralelo com os menus especiais de cada domingo, haverá outros negócios no feminino em destaque todas as semanas: Ana Jugen, com dupla nacionalidade brasileira e suíça, terá uma torneira da sua kombucha artesanal, Fiz Kombucha, junto às cervejas artesanais da Musa; Valentina Amaral fornecerá os ingredientes fermentados, como miso, koji ou vegetais fermentados. Os doces ficarão a cargo da marca de sobremesas de Juliana Penteado, a Barü Pastry, que usa óleos essenciais na sua produção. E não estranhe se as vir a todas com a mesma máscara social de protecção, uma vez que será a luso-canadiana Pippa Wilson a artesã das máscaras de algodão orgânico tingido com sumo de frutas e vegetais.
Os pratos vão ter preços desde os 2,50€ até aos 10€ e 5% do lucro alcançado em cada domingo será doada a uma instituição de apoio a mulheres.
Durante o takeover, entre as 17.00 e as 20.00, haverá música ao vivo com o Baque Mulher Lisboa, um projecto de maracatu formado por mulheres.
Tendo em conta as restrições à capacidade total do espaço, é recomendada a reserva, seja para a esplanada ou para o interior da Fábrica.
+ Marlene Vieira: “A restauração dantes dava para todos, agora só vai ficar quem gosta e luta”