[title]
Quando pensamos nas atracções mais emblemáticas de Espanha, é natural que a Sagrada Família, em Barcelona, a Plaza de España, em Sevilha, ou a Alhambra, em Granada, sejam as primeiras a vir à cabeça. No entanto, nenhum destes locais conquistou o título de melhor monumento do país.
Esse reconhecimento foi para a Mesquita-Catedral de Córdoba, de acordo com um estudo realizado pela Iglu Cruises, que analisou milhares de avaliações de turistas sobre pontos de interesse arquitectónico em todo o território espanhol.
Com uns impressionantes 86,3% de avaliações de cinco estrelas, a Mesquita-Catedral de Córdoba não é apenas o monumento mais bem avaliado de Espanha, mas também de toda a Europa.
O que torna este local tão especial? A estrutura histórica do edifício combina de forma única a arquitectura islâmica e cristã, resultando numa visão simplesmente deslumbrante.
Originalmente construída como a Basílica Visigótica de São Vicente, foi transformada numa imponente mesquita em 786. Anos mais tarde, em 1236, após a conquista cristã de Córdoba, o edifício foi consagrado como Catedral, incorporando elementos góticos, renascentistas e barrocos.
Incrível, não é verdade? Não é de admirar que a Mesquita-Catedral de Córdoba tenha sido classificada como Património Mundial da UNESCO em 1984, sendo descrita como a "obra arquitectónica islâmica mais importante do mundo ocidental", segundo o Olive Press.