Notícias

O novo festival gastronómico que vai pôr o Alentejo e o Ribatejo em alvoroço

Vítor Adão, David Jesus, Miguel Peres, Ricardo Costa, Michele Marques e Ana Moura são alguns dos chefs confirmados. A ideia é celebrar a gastronomia do Alentejo e do Ribatejo.

Raquel Dias da Silva
Jornalista, Time Out Lisboa
herdade do esporão
©DR
Publicidade

Está na hora de nos fazermos à estrada. Ao longo de todo o mês de Março, o novo Food Fest convida-nos a celebrar as cozinhas do Alentejo e do Ribatejo. A ideia é que chefs de doze localidades abram as portas dos seus restaurantes e convidem outros dois chefs para organizar um almoço ou jantar a seis mãos. Com arranque marcado para o jantar desta sexta-feira, 1 de Março, o festival gastronómico conta com nomes como Vítor Adão (Plano e Planto, Lisboa), David Jesus (L’And Vineyards, Montemor-o-Novo), Ricardo Costa (The Yeatman, Vila Nova de Gaia) e Ana Moura (Lamelas, Porto Covo).

“O conceito é dar palco a restaurantes e cozinheiros do Alentejo e do Ribatejo, e estimular a união entre esta comunidade gastronómica das duas regiões, de forma a ficar mais fortalecida. Para além disso, a ideia é promover a época baixa do Alentejo e do Ribatejo e torná-los no epicentro da gastronomia durante o mês de Março, com cozinheiros estrelados, cozinheiros da nova geração, uns mais conhecidos que outros”, diz à Time Out Lisboa Paulo Barata, co-fundador e director de eventos da Amuse Bouche. “Uma vez que houve uma grande adesão e vontade de participar por parte de vários restaurantes, e que já não foi possível incluir nesta primeira edição, vamos ter mais uma no final deste ano.” 

O programa para os primeiros três dias, de 1 a 3 de Março, convida-nos a rumar até Évora e Montemor-o-Novo, para jantares ou almoços nos restaurantes Tua Madre (chefs Francesco Ogliari, Romina Bertolini e Natalie Castro), Origens (chefs Gonçalo Queiroz, Rui Rebelo e Hugo Guerra), Sabores do Alentejo (chefs António Nobre, Luís Baena e Celestino Grave), Convento do Espinheiro (chefs Jorges Peças, Hugo Silva e Paulo Florentino) e Poda (chefs João Narigueta, Filipe Bilro e Letícia Silva).

Já a 8 e 9 de Março, o festival faz-se em Estremoz e Alter do Chão, para jantares no Larau (chefs Filipe Bilro, Margarida Cabaço e Guilherme Charão), Mercearia Gadanha (chefs Michele Marques, Ana Moura e Angélica Salvador), Páteo Real (chefs Filipe Ramalho, Alana Mostachio e Gonçalo Queiroz) e Casa do Gadanha (chefs Ruben Trindade Santos, Leopoldo Calhau e José Júlio Vintém).

Seguem-se passagens, de 13 a 24 de Março, em Reguengos de Monsaraz, Montemor-o-Novo, Monforte, Porto Covo, Melides, Sines, Santarém e Beja, com encontros na cozinha do Esporão (chefs Carlos Teixeira, António Galapito e Francesco Ogliari), do Mapa (chefs David Jesus, Bruno Rocha e Luís Gaspar), do Palma (chefs Miguel Laffan, Vítor Adão e Miguel Peres), do Lamelas (chefs Ana Moura, Hugo Brito e Ruben Trindade Santos), do Sem Nexo (chefs Diogo Águas, Nuno Matos e Bernardo Syder), do Volta do Mar (chefs David Proença, Daniel Costa e João Pacheco) e da Herdade Malhadinha Nova (chefs Joachim Koerper, Ricardo Costa e Leonel Pereira).

“Ao todo são 12 localidades, 17 restaurantes e mais de 50 chefs participantes”, lê-se em comunicado da Amuse Bouche, que assina o conceito e a curadoria da iniciativa, promovida pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo. O programa completo já está disponível online, em site próprio.

Para aproveitar os menus, com pratos criados com recurso a ingredientes e produtos frescos locais, que são servidos acompanhados de vinhos regionais, é necessário reservar directamente com cada restaurante. Os preços variam, mas conte com o valor médio habitual praticado em cada espaço.

+ Dez restaurantes minhotos em Lisboa

+ Opinião: O Guia Michelin (ainda) não é para mulheres

Últimas notícias

    Publicidade