Notícias

O Pátio das Antigas: CanCan, tudo para senhoras no Rossio

Inaugurada em 1962 no Rossio e propriedade dos mesmos donos da Naia e da Camisaria Primaz, a CanCan especializava-se em todo o tipo de artigos de roupa interior para senhoras, e foi um dos endereços de referência da Baixa. Fechou em 2008.

Escrito por
Eurico de Barros
CanCan
José AugustoCanCan, tudo para senhoras
Publicidade

A grande reprodução de uma colorida ilustração de Toulouse-Lautrec na montra chamava a atenção até dos mais distraídos. A loja não podia ter outro nome senão CanCan, e abriu no Rossio em 1962, projectada pelo arquitecto Francisco Conceição Silva. A CanCan especializava-se em todo o tipo de artigos de roupa interior para senhoras, da lingerie até às camisas de noite, bem como fatos de banho, e foi concebida para ser um complemento de outra loja dos mesmos proprietários, a Naia, na Rua do Carmo, que vendia roupa feminina e também fatos de banho, e abriu em 1960.

A CanCan tornou-se rapidamente numa das lojas emblemáticas do seu género na Baixa, servindo uma clientela que não era apenas lisboeta, já que era também plebiscitada por muitas das senhoras da província que nesse tempo vinham regularmente fazer compras à capital. O slogan publicitário “Já foste à Cancan?”, criado quando da abertura da loja para a promover, entrou mesmo no discurso quotidiano da altura. Tal como acontecia com a Naia, a CanCan vendia marcas portuguesas e etiquetas estrangeiras de prestígio, caso da Dim. 

Os donos da Naia e da CanCan tinham uma terceira loja, a primeira a ser aberta, igualmente na Baixa e no Rossio, e esta só para homens, a Camisaria Primaz, outro nome de referência da zona. A CanCan teve mais lojas em Lisboa, assim como em Cascais. A empresa que a abrangia, tal como à Naia e à Primaz, declarou falência em 2008.

Coisas e loisas de outras eras

+ O monumento ao Marquês de Pombal em construção

+ O cinema ao pé da Torre de Belém

+ O restaurante que tinha um cinema

+ Corridas de bicicletas no Velódromo da Palhavã

Últimas notícias

    Publicidade