Notícias

O que é o Jubileu de Roma e o que vai acontecer em 2025?

A celebração que ocorre uma vez a cada 25 anos acontecerá em Roma no próximo ano – aqui está tudo o que precisa de saber se visitar a capital italiana.

Livia Hengel
Escrito por
Livia Hengel
Local expert, Rome
A view of St. Peter’s Square, Vatican City with crowds
Photograph: Riccardo De Luca / Shutterstock.com
Publicidade
Se está a planear uma viagem a Roma em 2025, já se deve ter deparado com notícias sobre o Jubileu. Nos últimos meses, Roma tem estado a limpar as suas fontes (para desapontamento dos visitantes recentes), a restaurar os seus palácios e a melhorar os transportes públicos, tudo para se preparar para este grande evento. Mas, afinal, o que é o Jubileu e o que pode esperar?

O que é o Jubileu em Roma?

O Jubileu é um ano santo católico que ocorre em Roma a cada 25 anos – por exemplo, em 2000, 2025, 2050, e por aí fora. O primeiro Jubileu foi proclamado pelo Papa Bonifácio VIII em 1300 como um tempo de renovação espiritual e perdão. Desde então, tornou-se um evento significativo para os católicos de todo o mundo. O Papa também pode declarar Jubileus extraordinários noutros anos, como o Jubileu da Misericórdia em 2016, que são ocasiões especiais fora do ciclo regular de 25 anos.

O Jubileu convida os peregrinos a visitar os locais sagrados de Roma para receber a indulgência plenária, ou seja, o perdão dos pecados. Durante um Jubileu, as quatro basílicas papais em Roma – a Basílica de São Pedro, São João de Latrão, Santa Maria Maior e São Paulo Fora das Muralhas – abrem as suas Portas Santas. Estas portas, normalmente seladas, são abertas pelo Papa durante os anos de Jubileu. Para os peregrinos, atravessá-las é um acto de fé, significando um novo começo, perdão e uma conexão mais profunda com Deus.

Quando é o Jubileu de Roma 2025? Datas e informações-chave

O Jubileu de Roma começou oficialmente na Véspera de Natal, 24 de Dezembro de 2024, e termina na Epifania (a 'La Befana', em Itália), a 6 de Janeiro de 2026. O Jubileu deste ano tem como título o Jubileu da Esperança, refletindo uma mensagem de renovação e optimismo. Uma oração e um hino especiais foram colocados no site para guiar os devotos.

As basílicas papais são o centro das celebrações, pois cada uma guarda relíquias sagradas de São Pedro e São Paulo, tornando-as pontos de peregrinação importantes, embora os peregrinos mais devotos possam querer realizar uma jornada espiritual mais longa: a chamada "Caminhada das Sete Igrejas". Um percurso de 25 km que serpenteia por Roma e inclui as quatro basílicas papais e outras três igrejas da cidade.

Ao longo do ano, uma dúzia de igrejas em Roma também servirão como pontos de encontro para peregrinos e para a comunidade católica. Há um ponto de informações designado na Via della Concilliazione 7, mesmo ao lado da Basílica de São Pedro, onde os visitantes e voluntários podem obter mais informações, registar-se para peregrinações e muito mais. Está aberto diariamente das 10.00 às 17.00.

Vai visitar Roma durante o Jubileu? Eis o que esperar

Há uma razão pela qual nomeámos o Jubileu de Roma como a melhor coisa a fazer no mundo no próximo ano – mesmo que não seja católico, é uma oportunidade de ver a cidade santa unir-se numa celebração que ocorre apenas algumas vezes durante uma vida.

O Vaticano prevê que mais de 30 milhões de peregrinos chegarão à Cidade Eterna para celebrar o Jubileu em 2025, por isso, é uma boa ideia reservar os seus hotéis com antecedência. Se quiser evitar as multidões, há muitos passeios de um dia perto de Roma para explorar.

E se a Basílica de São Pedro parecer demasiado movimentada, por que não explorar outro lado de Roma? Passe algum tempo em Pigneto para sentir a sua vibração alternativa, descubra a arte urbana em Quadraro ou aproveite a atmosfera tranquila no Parque dos Aquedutos.

Para mais informações sobre o Jubileu de Roma 2025, visite o site oficial.

Já viu que os restaurantes de Roma estão a fazer um ‘pacto de carbonara’? Além disso: As melhores cidades gastronómicas do mundo estão todas em Itália – aqui está a lista completa.

🏃 O último é um ovo podre: cruze a meta no Facebook, no Instagram e no Whatsapp

Últimas notícias

    Publicidade