[title]
Um estudo, realizado no âmbito de uma tese de doutoramento em Sistemas de Transportes do programa MIT Portugal, vai analisar os hábitos de mobilidade em Lisboa com o objectivo de compreender porque é que a bicicleta ainda não é muito usada em Lisboa. Aproveite agora e faça todas as suas queixas.
O inquérito está disponível online e destina-se tanto a utilizadores de bicicletas como àqueles que gostaria de começar a usar as duas rodas como alternativa de mobilidade na cidade.
Afinal porque é que Lisboa é uma das cidades europeias com a taxa mais baixa no que diz respeito ao uso da bicicleta? Que dificuldades encontra?
“O mito das sete colinas continua a ser uma barreira psicológica para a adoção da bicicleta”, escreve numa nota de apresentação do estudo Rosa Félix, investigadora do Instituto Superior Técnico na área da mobilidade ciclável e responsável pelo inquérito.
A mesma nota destaca que um estudo do Instituto Superior Técnico feito em 2012 mostrava que 74% das ruas de Lisboa têm declives até 5%, o que é considerado favorável para a circulação em bicicleta. “Queremos compreender os factores que explicam que vários lisboetas tenham já optado pela bicicleta mas a maioria continue a preferir o automóvel ou os transportes públicos, mesmo para distâncias até 5 km”, continua a investigadora, que se encontra actualmente a desenvolver o projecto na Portland State University, nos EUA.
Vários estudos internacionais têm revelado que a alteração de hábitos de mobilidade em favor da bicicleta não dependem apenas da oferta de infraestruturas cicláveis. “Queremos compreender quais as barreiras percebidas e as expectativas à alteração de hábitos para melhor apoiar o desenho de políticas de promoção da bicicleta”, acrescenta ainda Rosa Félix.
O inquérito está disponível até ao final do mês de Janeiro.