[title]
Entrar num kebab da Baixa lisboeta e dar de caras com um interior todo em azulejos de Jorge Colaço, autor dos famosos painéis da Estação de São Bento, no Porto? Sim, é verdade.
Não é difícil encontrar trabalhos de Jorge Colaço em Lisboa: Pavilhão Carlos Lopes, Academia Militar e Casa do Alentejo são alguns dos principais locais onde os podemos ver – só que não assim, mesmo à frente do nosso nariz. Aqui podem admirar-se de perto os efeitos aguarelados em azulejo que fizeram de Colaço um ceramista único.
Os painéis foram criados para um depósito de pão Arte Nova e retratam o percurso do trigo desde as searas ao comboio que o transporta para os silos da Sociedade Industrial Aliança, companhia de moagem cujo logotipo aparece no painel principal, o que permite datá-los como posteriores a 1919, data da criação da Aliança.
A padaria deu lugar ao snack-bar A Merendinha, afamado nos anos 80 e 90 pelos seus rissóis e sandes de leitão, e depois ao sushi bar Arena do Apetite, cuja montra exibia um exótico mix de cabeças de leitão, lado a lado com tabuleiros de sushi. As montras tornaram-se menos bizarras no actual Kebab Mahal, e os azulejos sobrevivem. Não estão classificados, nem em vias disso, por isso corra, antes que seja tarde (e já agora prove um kebab).
Kebab Mahal. Rua Condes de Monsanto, 6 (Praça da Figueira)
+ A nova edição de Verão da Time Out Lisboa chega com a vaga de calor