[title]
Desde 2011 que a Ericeira é também Reserva Mundial de Surf, eleita pela Save the Waves Coalition. Uma reserva que se estende da Praia da Empa à de São Lourenço e uma distinção que não só serve para preservar as zonas de surf, como os habitats que as rodeiam. Foi também nesse ano que nasceu o Portuguese Surf Film Festival que agora apresenta o programa para a sua 12.ª edição.
A Casa da Cultura Jaime Lobo e Silva, na Biblioteca da Ericeira e a dois passos da Praia dos Pescadores, volta a receber o festival de cinema, de 21 a 30 de Julho, com 48 filmes vindos de todo o mundo e que em comum têm o tema do surf, “histórias cativantes de quem desafia limites em locais deslumbrantes”, descreve a organização. E nem tudo se passa em frente à tela. A sessão de abertura vai ser precedida por uma cerimónia na loja Boardriders, a partir das 18.00, com direito a DJ e bebidas de boas-vindas, e pela inauguração da exposição “Ocean Art” na Casa da Cultura.
A cada noite do festival, o programa inclui duas sessões de cinema, às 20.30 e às 22.30. Nos dias 22 e 23 de Julho, contudo, há ainda uma sessão gratuita às 19.00, focada nas secções New Talents e Kids & Surf. No dia 26, destaque para as sessões especiais Women in Surf Films, e a 29 de Julho há uma Beach Session na Ribeira d’Ilhas, a partir das 21.30. No último dia, entregam-se os prémios.
Casa da Cultura Jaime Lobo e Silva (Ericeira). 21-30 Jul. 5€
+ Ciclo coreano e mais cinema alternativo em Lisboa
+ Atire-se à água e descubra estas actividades aquáticas em Lisboa e arredores