Notícias

Olá, noite, velha amiga. Horário de Inverno volta no domingo

Os relógios vão atrasar uma hora na madrugada de 28 de Outubro. Passaremos assim a reger-nos pelo horário de inverno.

Raquel Dias da Silva
Jornalista, Time Out Lisboa
city life index
Time Out Portugal | |
Publicidade

A mudança da hora acontece no próximo domingo, 28 de Outubro, às 02.00 (passa para a 01.00). Nos Açores, a mudança é à 01.00, com os relógios a atrasar para a meia-noite.

Aplicada em plena Primeira Guerra Mundial, para economizar energia e combustível, a ideia de adiantar o relógio uma hora no Verão para aproveitar a luz natural remonta a 1784. O denominado “Daylight Saving Time” foi sugerido pela primeira vez por Benjamin Franklin, numa carta publicada no The Journal of Paris, em que defendeu a rentabilização da hora solar com recurso a cálculos sobre a quantidade de velas que seriam poupadas se todos fossem mais madrugadores.

Anos mais tarde, em 1905, o construtor britânico William Willet voltou a sugerir o adiantamento dos relógios, mas foi na Alemanha – e não em Inglaterra – que o horário de Verão foi adoptado pela primeira vez, a 30 de Abril de 1916. Portugal começou a respeitar a mudança de hora nesse mesmo ano, embora tenha interrompido a prática inúmeras vezes. Já o actual regime de mudança da hora é regulado por uma directiva europeia de 2000, segundo a qual todos os anos ocorre a mudança de hora bianual. 

Em 2018, a Comissão Europeia propôs a sua revisão, na sequência de uma consulta pública realizada durante o Verão e na qual 84% dos inquiridos afirmaram estar a favor de se acabar com as mudanças de hora sazonais. A posição do governo português quanto à possível abolição do horário bianual tem sido sempre a de manter o regime ainda em vigor.

+ Cuidado! Há armadilhas para turistas na nova edição do jornal Lisbon by Time Out

+ Vida de bairro na nova Time Out Lisboa – já nas bancas

Últimas notícias
    Publicidade