Notícias

Open House regressa em Maio e quer levá-lo para debaixo da terra

O grande túnel do Plano de Drenagem de Lisboa é a grande novidade de mais uma edição do Open House Lisboa, a 11 e 12 de Maio. Este ano, o programa de visitas guiadas gira em torno da arquitectura resultante de transições da cidade.

Mauro Gonçalves
Escrito por
Mauro Gonçalves
Editor Executivo, Time Out Lisboa
Obra do Plano Geral de Drenagem de Lisboa
DR
Publicidade

Há 12 anos que é assim: durante um fim-de-semana, dezenas de edifícios e lugares abrem portas a um intensivo programa de visitas guiadas. O pretexto é única e exclusivamente o interesse pela arquitectura – e 2024 não será excepção.

Uma nova edição do Open House Lisboa acontece a 11 e 12 de Maio e, num comunicado divulgado esta terça-feira, a organização anunciou já os primeiros locais a integrarem o roteiro arquitectónico pela cidade. São nove as moradas para anotar, com destaque para o Plano de Drenagem de Lisboa, cuja grande empreitada é o túnel subterrâneo que liga Monsanto a Santa Apolónia, e a Galeria Avenida da Índia, espaço que integra a rede Galerias Municipais. Ambos os espaços são estreias absolutas no evento.

Mas há já mais confirmações – o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (um dos vários locais que normalmente não estão abertos ao público), a Capela de Santo Amaro, o hotel Santa Clara 1728, o Palácio Sinel de Cordes, o Centro Ismaili, o Teatro Thalia e o antigo hotel Vitória (actual sede concelhia do Partido Comunista Português).

A edição deste ano tem como tema as arquitecturas provocadas pelas transições da cidade. No total, serão mais de 60 espaços abertos a visitas gratuitas e disponíveis em três formatos: livres, acompanhadas por especialistas ou por voluntários. Nem todas as actividades propostas se ficam pelo interior destes locais. Há percursos urbanos a pé na companhia de especialistas e ainda passeios sonoros orientados por narrações previamente gravadas.

Ainda por anunciar está também o programa paralelo. Este envolve concertos, projecções, exposições, instalações e workshops, além de um alinhamentos de actividades para famílias.

+ “Finalmente!” Funicular que une Mouraria à Graça começou a andar

+ Há poesia para espalhar na cidade e uma feira do livro a caminho

Últimas notícias

    Publicidade