Notícias

‘Oppenheimer’ e ‘Pobres Criaturas‘ limpam os BAFTA (e esfregam as mãos para os Óscares)

Os filmes de Christopher Nolan e Yorgos Lanthimos foram os mais premiados este domingo. Lista de vencedores inclui ‘Anatomia de Uma Queda’ e ‘O Rapaz e a Garça‘.

Renata Lima Lobo
Escrito por
Renata Lima Lobo
Jornalista
Oppenheimer
©Universal PicturesOppenheimer
Publicidade

Oppenheimer arrecadou este domingo sete BAFTA (British Academy Film Awards), grande parte nas categorias principais. Além do prémio para Melhor Filme, a produção sobre o pai da bomba atómica valeu a Christopher Nolan a distinção de Melhor Realização, a Cillian Murphy o de Melhor Actor e a Robert Downey Jr. o de Melhor Actor Secundário. Fotografia, Edição e Banda Sonora Original fecharam as contas deste que é também um dos grandes candidatos aos Óscares, que acontecem a 10 de Março.

Assim como Pobres Criaturas, que saiu dos BAFTA com cinco prémios. Destaque para o de Melhor Actriz, que foi parar às mãos de Emma Stone, actriz que vestiu a pele de Bella Baxter, uma jovem trazida de volta à vida por um cientista, numa comédia negra frankensteiniana de Yorgos Lanthimos. Apesar de, na contabilidade final, ter sido o segundo filme mais premiado, falhou algumas das categorias mais cobiçadas, vencendo os BAFTA de Guarda-roupa, Caracterização, Design de Produção e Efeitos Visuais. A actriz Da'Vine Joy Randolph fechou o rol de vencedores dos elencos, com o BAFTA de Actriz Secundária pelo seu papel em Os Excluídos.

O prémio de Argumento Adaptado foi atribuído a American Fiction, por Cord Jefferson, a partir do romance Erasure, de Percival Everett, um enredo que gira em torno de um romancista que escreve uma extravagante sátira sobre os clichés presentes na literatura negra e cuja obra acaba por ser considerada séria pela elite liberal. E o BAFTA para Argumento Original foi parar a Anatomia de Uma Queda, de Justine Triet e Arthur Harar, filme francês vencedor da Palma de Ouro do Festival de Cannes, um policial sobre uma escritora que é acusada de ter assassinado o marido. Dois filmes que têm cinco nomeações aos Óscares para cada um, argumentos incluídos, assim como para Melhor Filme. Destaque ainda para O Rapaz e a Garça, o filme de animação vencedor com o selo do Studio Ghibli e realização de Hayao Miyazaki, que há 20 anos venceu o Óscar com A Viagem de Chihiro e poderá repetir novamente a proeza.

Atribuídos pela Academia Britânica de Cinema e Televisão, os BAFTA distinguem ainda o Melhor Filme Britânico, galardão que distinguiu A Zona de Interesse, de Jonathan Glazer, uma história sobre um comandante nazi que, com a sua mulher, tenta construir uma vida confortável numa casa ao lado de um campo de concentração. Tem cinco nomeações aos Óscares: Filme, Filme Internacional, Realização, Argumento Adaptado e Som.

+ Todos os filmes com nomeações aos Óscares que pode ver em casa

+ Magia, asneiras e consumo de drogas. ‘Ted’ tem uma prequela na televisão

Últimas notícias

    Publicidade