Notícias

Orfeu Negro e Antígona voltam a apoiar livrarias independentes

A iniciativa ADOPTA UMA LIVRARIA, das editoras Orfeu Negro e Antígona, está de regresso para apoias as livrarias independentes portuguesas. Saiba como ajudar.

Renata Lima Lobo
Escrito por
Renata Lima Lobo
Jornalista
livros
©Jonas Jacobsson/ Unsplash
Publicidade

Entre 5 e 14 de Fevereiro, os leitores que encomendarem livros nos sites das duas editoras estão a apoiar directamente uma livraria, já que 30% do valor líquido das encomendas reverte a favor da livraria seleccionada para esse dia. E ainda é oferecido um desconto de 10% no preço de cada livro, assim como portes gratuitos.

São incentivos, mas também medidas de emergência adoptadas pelas editoras Orfeu Negro e Antígona que saem em apoio das livrarias independentes, pequenos negócios onde o encerramento obrigatório teve especial impacto. As duas editoras querem alertar os leitores para esta realidade e recuperam agora a iniciativa ADOPTA UMA LIVRARIA, lançada pela primeira vez em Abril de 2020.

Tanto a Orfeu Negro como a Antígona seleccionaram dez livrarias em todo o país e a cada dia estará a ajudar uma. Em listas disponibilizadas nos sites oficiais das editoras encontra espaços como a Fonte de Letras (Évora), a Palavra de Viajante (Lisboa), a Culsete (Setúbal), a Flâneur (Porto), a Tinta nos Nervos (Lisboa), a Gigões e Anantes (Aveiro), a Aqui há Gato (Santarém) ou a Salta Folhinhas (Porto).

“O sucesso da [primeira] iniciativa provou duas coisas. A primeira é que os leitores reconhecem a importância das livrarias de bairro, com atendimento personalizado e livros escolhidos a dedo. A segunda é que o ecossistema do livro (das livrarias às editoras, passando por distribuidoras, gráficas, autores, tradutores, designers, e terminando nos leitores) sai fortalecido quando ninguém fica para trás”, garantem as editoras em comunicado.

+ Sete caixas de subscrição com livros para todas as idades

+ Noite dos Livros do Harry Potter está de volta para quatro dias de actividades online

Últimas notícias

    Publicidade