Notícias

Os 60 anos de vida da Orquestra Gulbenkian é a ‘Soma das Partes’

O documentário que conta a história da Orquestra Gulbenkian chega às salas de cinema. O filme do realizador Edgar Ferreira estreia esta quinta-feira.

Renata Lima Lobo
Escrito por
Renata Lima Lobo
Jornalista
Soma das Partes
©DRSoma das Partes
Publicidade

Soma das Partes é um retrato dos 60 anos da Orquestra Gulbenkian e após ter sido apresentado no ano passado na Fundação – tendo passado ainda pelo festival Caminhos do Cinema Português – chega agora ao circuito comercial. O documentário realizado por Edgar Ferreira estreia esta quinta-feira, 20 de Junho, em várias cidades portuguesas: Almada, Braga, Coimbra, Covilhã, Faro, Guarda, Leiria, Lisboa, Maia, Oeiras, Ovar, Porto, Santarém, São João da Madeira, Vila Nova de Gaia e Viseu.

Imagens de arquivo inéditas e entrevistas a músicos, maestros e solistas internacionais ajudam a contar a história da Orquestra Gulbenkian ao longo de seis décadas de existência. Foi com o nome Orquestra de Câmara Gulbenkian que o ensemble se apresentou pela primeira vez ao público, a 22 de Outubro de 1962, no Teatro Nacional D. Maria II. A partir de 1971, o nome foi abreviado para Orquestra Gulbenkian, como ainda hoje se apresenta, e ao longo de todos estes anos gravou mais de 70 álbuns, tendo actuado em mais de 35 países, projectando internacionalmente o panorama musical português.

Actualmente a Orquestra Gulbenkian tem como maestro titular o finlandês Hannu Lintu, que sucedeu a Lorenzo Viotti em 2023 – e que já dirigiu várias orquestras, entre as quais a Filarmónica de Nova Iorque, a Orquestra Nacional da Radio France, a Sinfónica da BBC, a Sinfónica de Atlanta, a Sinfónica de St. Louis, a Orquestra do Konzerthaus de Berlim, a Orquestra de Câmara de Lausanne ou a Sinfónica de Montreal.

O documentário Soma das Partes é um dos dois documentários produzidos pela Galope Filmes para a Gulbenkian, juntamente com Coro – 60 Anos do Coro da Gulbenkian, também de Edgar Ferreira, apresentado em Maio passado numa programação especial que assinalou este aniversário no Grande Auditório da instituição.

Recordamos que há dois anos, estreou Um Corpo que Dança, documentário encomendado pela Fundação Gulbenkian ao realizador Marco Martins, sobre o extinto Ballet Gulbenkian.

Siga o canal da Time Out Lisboa no Whatsapp

+ Quem é Paul Leduc? Doclisboa e Cinemateca dedicam-lhe retrospectiva

Últimas notícias

    Publicidade