[title]
Há 89 anos pôs-se em marcha uma iniciativa de dimensões inéditas: transformar uma área de solos esgotados pelo cultivo intensivo de cereais numa vasta área arborizada com grande diversidade de espécies e recorrendo sobretudo a espécies nativas da flora portuguesa. O resultado é o actual Parque Florestal de Monsanto, com cerca de 900 hectares, uma história de sucesso. É essa história e outros desenvolvimentos mais recentes, como a criação do Espaço Biodiversidade e o LX CRAS, que pode ficar a conhecer nas visitas guiadas à exposição "9 Décadas do Parque Florestal de Monsanto", logo no dia do aniversário, mas também nos dias seguintes.
A tarde de aniversário começa às 14.00 com um momento que é sempre de grande felicidade para a equipa do Centro de Recuperação de Animais Silvestres (LX CRAS): a libertação de uma ave silvestre, plenamente recuperada e em condições de poder viver a sua vida autonomamente.
Às 15.00 tem lugar o Percurso Sensorial na Floresta (não se esqueça de se inscrever), seguido de um momento especialíssimo: um concerto da pianista Catherine Morriseau, uma habituée de causas ambientais, acompanhada pela violinista Mariana Barros na Pedreira da Calceteira. Não há aniversário sem brinde, e este vai tomar a forma de magusto, a partir das 17.30.
Nos dias seguintes a programação não abranda. Vai haver manhãs abertas nas cavalariças da Polícia Florestal, acções de plantação de árvores e arbustos, oficinas mais técnicas (Biodiversidade do solo e vermicompostagem e Hotéis e bebedouros para insectos e outros polinizadores) e oficinas para famílias no Centro de Interpretação de Monsanto, libertação de aves e, ainda, no sábado 4 de Novembro, um passeio de autocarro por locais emblemáticos do Parque Florestal de Monsanto (inscreva-se).
Consulte a programação aqui e inscreva-se nas actividades em monsanto.inscricoes@cm-lisboa.pt. Em caso de chuva forte, a programação poderá ser alterada.