[title]
Alexandre Guarneri conheceu Portugal há 30 anos, na mesma altura em que fundou a sua própria marca de moda e lhe deu um nome que perdura até hoje, Homecore. Por cá, não precisou de muito tempo para se encantar, a começar pela qualidade da confecção nacional. As primeiras peças foram produzidas na zona de Palmela, para depois rumarem ao Norte do país. Chegou a pensar na China, mas nunca chegou a fazer as malas.
![Homecore, São Bento](https://media.timeout.com/images/105823860/image.jpg)
Há dois anos, mudou-se para Lisboa. Na Rua de São Bento, a namorada foi a primeira a montar o estaminé — o Café São abriu no Verão de 2020 e veio adoçar o dia-a-dia do quarteirão. Agora, foi a vez de Alexandre abrir portas à sua mais recente empreitada, uma loja. "A ideia foi dar a conhecer a marca, mas também trazer para o espaço as coisas de alguns amigos, objectos duráveis e que ainda não se vejam muito por cá", explica o anfitrião.
Comecemos pela Homecore, a grande estrela desta companhia. Disposta em dois expositores, a colecção divide-se entre as linhas masculina e feminina. No vestuário, há um tipo de minimalismo que privilegia os cortes e os materiais. Nos anos 90, esta foi uma etiqueta francesa ligada à cultura hip-hop, segundo explica o designer. Actualmente, a prioridade é dada a um design mais intemporal e à durabilidade das próprias peças. Os encaixes e linhas geométricas fazem igualmente parte desta linguagem. Muitas das roupas são reversíveis e feitas com tecidos provenientes de stocks parados de fábricas portuguesas.
![Homecore, São Bento](https://media.timeout.com/images/105823861/image.jpg)
Mas há mais para descobrir nesta loja, que abriu portas há menos de uma semana. Veja, os ténis que andam nas bocas do mundo, estão aqui e são, também eles, um projecto de amigos. La Boite Concept, uma marca francesa de colunas, gira-discos e sistemas de som, demonstra uma verdadeira valorização do design, enquanto as cerâmicas de Cécile Mestelan incorporam as linhas de algumas das peças da Homecore. A montra fica completa com a perfumaria e cosmética da bicentenária Buly e com as almofadas do Flores Textile Studio.
![Homecore, São Bento](https://media.timeout.com/images/105823862/image.jpg)
Alexandre mostra-se especialmente orgulhoso da intervenção no espaço. A ampla sala branca albergava uma velha padaria, parte da Panificação de São Roque, da qual restou apenas um painel de azulejo, exposto junto aos provadores. Mesmo aberta ao público, a loja ainda sofre os últimos retoques. Do lado da curadoria, espera-se que novas marcas se possam juntar ao portfólio de arranque. Isso, eventos pop-up e lançamentos. O novo inquilino da Rua de São Bento quer ir muito além das compras.
Rua de São Bento, 96. Seg-Sáb 11.00-19.00.