[title]
Tal como decretado pelo Governo, museus, galerias e palácios poderão reabrir a partir de dia 18 de Maio. Em consonância com essa calendarização, a Parques de Sintra reabre os parques e monumentos sob a sua tutela. A entrada será gratuita para celebrar o Dia Internacional dos Museus.
As portas de equipamentos como o Palácio Nacional de Sintra, o Parque e Palácio Nacional da Pena, o Castelo dos Mouros, o Palácio e Jardins de Queluz, o Convento dos Capuchos, o Parque e Palácio de Monserrate, o Convento dos Capuchos, o Chalet e Jardim da Condesssa D'Edla, a Quintinha de Monserrate e a Abegoaria e Quinta da Pena voltam, finalmente, a abrir ao público. Dentro deste lote fica de fora a Escola Portuguesa de Arte Equestre na Calçada da Ajuda, em Belém, que só reabrirá a 1 de Junho.
Este regresso vem acompanhado com a implementação de novas medidas de segurança e higiene, tanto dos colaboradores como dos visitantes, que vão ao encontro das directrizes da Direcção Geral da Saúde. Será obrigatório o uso de máscara nos espaços interiores e a entrada de visitantes estará condicionada às lotações estipuladas pelas autoridades sanitárias, que correspondem, no máximo, a dois terços da capacidade, mantendo sempre a distância mínima de segurança, que estará sinalizada ao longo dos espaços.
Os pagamentos nas bilheteiras serão também feitos apenas com cartão ou MBWay, não havendo qualquer troca de numerário. A Parques de Sintra suspende ainda o aluguer de áudio-guias individuais e rádio-guias para visitas de grupo.
A empresa reforça ainda que, a estas medidas, junta-se o reforço na frequência de higienização e desinfecção dos espaços, sobretudo em zonas de maior fluxo de visitantes. Neste sentido, a Parques de Sintra já obteve o selo “Clean and Safe”, do Turismo de Portugal, comprometendo-se a aplicar todos os procedimentos para o bom funcionamento das actividades culturais e turísticas.
+ Leia aqui gratuitamente a edição desta semana da Time In
+ Museu Gulbenkian reabre ao público mas programação mantém-se online